Oferecido por
Brasília está há 22 dias sem chuva. De acordo com dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia a última chuva registrada na cidade foi no dia 03/10 quando foram acumulados 10,5 milímetros de chuva. A média para Outubro é de 172,1 milímetros.
Setembro é considerado um mês de retorno das primeiras pancadas de chuva, depois da estiagem de junho, julho e agosto, mas não foi observada precipitação regular durante o mês passado. Foram registrados apenas 9 milímetros na capital federal sendo que a média é de aproximadamente 52 milímetros, segundo o Inmet.
A Agência Regulatória de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal no informativo das do dia 25/10, revela que o nível do reservatório de Descoberto estava em 8,3% e o de Santa Maria com 23,8% do volume útil.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a tendência é que o tempo quente e seco já comece a se despedir da região. É esperada uma mudança na direção dos padrões atmosféricos nos próximos dias o que irá facilitar a formação de algumas nuvens.
Nesta quinta-feira (26), o forte aquecimento e a previsão do aumento de umidade irão contribuir para a formação de nuvens carregadas. Por isso, a chance de chover aumenta em algumas áreas do Distrito Federal. A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas.
Na sexta-feira e no fim de semana, mais áreas de instabilidade tendem a se formar na região do Distrito Federal e as condições de chuva são maiores. Há possibilidade de chuva forte em alguns momentos. A expectativa é que as pancadas de chuva sejam frequentes também na segunda-feira (30).
Expectativa para Novembro
O Distrito Federal deve receber mais umidade durante todo o mês de Novembro o que irá contribuir para a formação de áreas de chuva sobre a região. Aos poucos o regime de chuvas começa a se regularizar sobre o Centro-Oeste e a tendência é que daqui pra frente não venham ocorrer mais longos períodos de estiagem.
Leia mais aqui: Crise hídrica no DF
Foto: Thiago Farias - Brasília - DF