Mais chuva para Brasília

26/10/2017 às 22:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade aumenta e mais nuvens se formam nos próximos dias

Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre o Distrito Federal na tarde da quinta-feira, 26 de outubro, e provocaram um pouco de chuva sobre Brasília. Não choveu forte e nem de forma generalizada, mas serviu para aliviar a secura do ar. Choveu na região do aeroporto de Brasília fazendo o nível de umidade no ar aumentar de 17%, às 15 horas, para 37%, às 17 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,0 mm de chuva em Brasília.

 

 

 

Vários locais do Distrito Federal tiveram um pouco de chuva. Veja o comentário de moradores da região.

Por: André Luiz em 26/10/2017 às 20:12

Localidade: Brasília - DF

Depois de enfrentar temperaturas de até 35 graus, a chuva voltou em pontos isolados do Distrito Federal. Choveu em Ceilândia, no Recanto das Emas, em Samambaia, no Guará e no Sudoeste.

As imagens de satélite mostraram que nuvens carregadas cresceram em várias áreas de Goiás indicando também o aumento da disponibilidade de umidade no ar.

 

 

Nuvens carregadas crescem sobre GO e no DF em 26/10/17

 

Mais chuva para os próximos dias

O que se viu no céu do Distrito Federal e de Goiás nesta quinta-feira foi o início da mudança no tempo que vai trazer a chuva de volta. A chuva da primavera está atrasada nestas regiões e o solo e o ar ainda estão secos. Os focos de fogo ainda se alastram facilmente. Mas a tendência para os próximos dias é de mais chuva para Goiás e para o Distrito Federal. Os dias de secura e calor intensos estão chegando ao fim.

 

 

Chuva para a Chapada dos Veadeiros

  

Para esta sexta-feira, 27, a previsão é de que as nuvens carregadas voltem a se formar e provoquem pancadas de chuva à tarde e à noite, principalmente em áreas do centro-sul e do oeste de Goiás. Na região norte de Goiás e o Distrito de Federal é menor, mas as pancadas de chuva podem ocorrer também, mas em poucas áreas.

 

Entenda a crise hídrica em Brasília

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Brasília acumulou apenas 10,5 mm de chuva em 26 dias de outubro. Este volume de chuva representa cerca de 6% da média de chuva normal para outubro que fica em torno de 170 mm. Mesmo com a previsão de chuva para os últimos dias do mês será muito difícil uma diminuição relevante da deficiência de chuva.

 

Ajuda de frente fria

Durante o fim de semana, já no sábado, 28, as condições para chuva vão aumentar por causa do deslocamento de uma frente fria sobre a Região Sudeste do Brasil. A quantidade de nuvens será maior no fim de semana e as pancadas de chuva devem ocorrer em um maior número de áreas e mais frequentes.

Esta frente fria deve chegar ao sul da Bahia no começo da próxima semana, o que vai ajudar a manter a formação de áreas de instabilidade sobre o norte de Goiás e sobre o Distrito Federal. A chuva deve continuar regular durante o mês de novembro.

 

 

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%