Feriado prolongado no Sul começa com sol e termina com temporal

01/11/2017 às 13:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar se afasta e temperatura sobe

O mês de novembro começou frio em muitas áreas do Sul do Brasil. O ar polar que se espalhou sobre a Região causou queda da temperatura acentuada. Os três estados registraram temperaturas abaixo dos 10°C, mas várias áreas das serras gaúcha e catarinense amanheceram com temperaturas entre 0°C e 5°C. Pela medição do Epagri-Ciram*, a temperatura mínima em Bom Jardim da Serra foi de 0,2°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou geada fraca em Cambará do Sul, onde a temperatura mínima foi de 2,7°C. A mínima em Curitiba e em Porto Alegre foi de 12,0°C e em Florianópolis de 14,3°C, todas medidas pelo INMET.

 

 

Temperatura em elevação

O ar polar começa a se afastar do Sul do Brasil durante esta quinta-feira, 2 de novembro e a temperatura entra em elevação. A madrugada e o amanhecer do feriado de Finados ainda serão um friozinho, mas a tarde já quente e com sensação de calor em praticamente toda a Região. Além da diminuição da influência do ar polar, o sol forte vai ajudar a aquecer o ar. Entre a sexta-feira e o domingo, ventos quentes vão predominar sobre a Região Sul, o que vai deixar uma sensação de abafamento na maior parte do feriado prolongado.

 

 

Temporais à vista

No dia de Finados, 2 de novembro, o sol aparece forte e faz calor à tarde. Pode chover a partir do fim da tarde no oeste do Rio Grande do Sul.

Durante a sexta-feira, 3, novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nos três estados. Pode chover forte no oeste da Região. A chuva aumenta no fim de semana com a passagem de uma frente fria. Há risco de temporais. A chuva mais intensa deve ocorrer no Paraná. Saiba mais sobre o tempo no Sul do Brasil

 

Nas capitais, o sol predomina no feriado de 2 de novembro. Porto Alegre poderá ter chuva forte na sexta e no sábado. Em Florianópolis e em Curitiba pode chover já tarde da sexta-feira, 3, mas pode chover forte no sábado e no domingo.

 

Acompanhe a chegada das áreas de instabilidade pelas imagens de satélite 

 

 

Foto de Cíntia Souza, Barra do Sul (SC)

 

 

#Fotografeotempo. A sua foto poderá ficar em destaque! Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

* EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

6mm / 80%

Porto Alegre - RS

19°
min

26°
max

30mm / 90%