1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Novembro começou com muita chuva no BR
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novembro começou com muita chuva no BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gleidson, Braúnas (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

E a chuva chegou finalmente lá, nas áreas mais secas do norte de Minas Gerais, no oeste da Bahia e do Norte do Brasil. Apesar de um ligeiro atraso, a chuva da primavera chegou com muita força. Os temporais que ocorreram pelo Brasil no último dia de outubro de 2017 assustaram até os meteorologistas. Choveu forte em várias de Minas Gerais, do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Novembro promete mais chuva.

 

 

Uma frente fria passa pelo sul da Bahia entre os dias 1 e 2 de novembro e outra vai chegar ao Sudeste no próximo fim de semana. A passagem destas duas frentes frias vai colaborar para manter as áreas de instabilidade espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e grande parte do Nordeste. Por isso, o feriado prolongado de 2 de novembro será marcado por muitas pancadas de chuva por quase todo o Brasil e há risco de temporais.

 

Novembro começa com temporais em MG e BA

 

A chuva caiu com muita força na madrugada e começo da manhã do dia 1 de novembro em áreas do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 94,8 mm em Timóteo entre a meia-noite e 8 horas da manhã. Teófilo Otoni acumulou 32,0 mm entre 1 hora da madrugada e 8 horas. Em Caratinga choveu 51,0 mm entre 20 horas do dia 31 de outubro e 8 horas de 1 de novembro. Na Bahia, o dia amanheceu chuvoso em Bom Jesus da Lapa e o acumulado do início da madrugada até 7 horas (hora local) chegava a quase 32 mm.

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 53 mm de chuva em Iuiú, na Bahia, apenas entre 2h30 da madrugada e 8h30 da manhã desta quarta-feira.

 

Temporais do fim de outubro de 2017

As tempestades ocorreram no dia 31 de outubro de 2017 impressionaram pelo grande volume em pouco tempo, mas também pelas fortes rajadas de vento. Confira alguns volumes de chuva e rajadas de vento registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. (C) CEMADEN e (I) INMET.

 

Pancas (ES): 56,8 mm em 1h (C)

Pedro Afonso (TO): 48,6 mm em 1h, 78,4 mm em 2h (I)

Lagoa da Confusão (TO): 47,8 mm em 1 h (I)

Floriano (PI): 47,2 mm em 1h (I)

Floriano (PI): 160,2 mm em 24h (C), entre 23h do dia 30 e 23h do dia 31, mas a chuva ficou concentrada na madrugada e começo da manhã do dia 31.

Parauapebas (PA): 188,2 mm (C) em 24h, entre 23h do dia 30 e 23h do dia 31

Guarda-Mor (MG): 42,2 mm em 1h (I)

Luis Eduardo Magalhães (BA): 41,0 mm em 1h (I)

Cristalina (GO): 71,0 mm em 2h

São José do Rio Claro (MT): 54,4 mm em 2h (I)

 

Confira as maiores rajadas de vento no dia 31/10/17 até 23 horas, pelo horário de Brasília

Guarda- Mor (MG): 85 km/h

Caratinga (MG): 78 km/h

Aimorés (MG): 78 km/h

Petrópolis/Pico do Couto (RJ): 73 km/h (baixa pressão atmosférica no mar)

Alegre (ES): 72 km/h

Laguna/Santa Marta (SC): 72 km/h

 

 

Foto de Gleidson, Braúnas (MG)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias