Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

SP ainda pode ter fortes pancadas de chuva na noite desta quinta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Com calor e umidade elevada, nuvens carregadas cresceram em diversas regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, e provocaram temporais no fim da tarde sobre a Grande São Paulo, no  litoral e no interior.  

Depois do temporal do fim da tarde, a Grande São Paulo pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes durante a noite desta quinta-feira, 16, com a passagem de novas áreas de chuva que avançam do interior para a Grande São Paulo. O interior e o litoral também estão sujeitos a mais pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento.

Acompanhe a chuva pelos radares meteorológicos.

 

 

Temporal do fim da tarde

Na Grande São Paulo, a rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 2004 raios entre 16 e 19 horas, sendo que 225 ocorreram somente sobre a capital paulista.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou a ocorrência de 5 pontos de alagamento, todos intransitáveis e concentrados na zona leste, 4 em Itaquera e 1 na Penha. Houve transbordamento do córrego Tiquatira,  na zona Leste, região da Penha, das 18h31 às 19h05

 

Volumes de chuva

Em apenas 1 hora, entre 18 e 19 horas, o CGE registrou 32,6 mm em Itaquera, 30,8 mm na região da Vila Formosa, 22,8 mm no Paço Municipal de Mauá e 24,3 mm na Vila Prudente. Todos estes volumes são bastante elevados e considerados fortes para o período de 1 hora.

 

Granizo

Houve registro de granizo na região da Penha, segundo o CGE.

 

Imagem do temporal em São Paulo na tarde desta quinta-feira (16).

 

Foto de Beatriz Mayerhoffer, São Paulo - SP: arco-íris duplo na Vila Guarani

 

 

Foto de Heloísa Viegas, São Paulo - SP: duas visões de diferentes janelas do apartamento na Moóca

 

 

Foto de Vitor Hassan, São Paulo - SP 

 

Rajadas de vento

Por volta das 17h40, o aeroporto internacional de Guarulhos registrou rajada de vento de 50km/h.  Às 18 horas ocorreu outra rajada com 59 km/h. Na capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou duas rajadas com 57km/h no Mirante de Santana, entre 16 e 19 horas. Pelo interior, em Guaratinguetá, o aeroporto registrou ventos de 55km/h às 17h26. No aeroporto de Viracopos, em Campinas, as rajadas chegaram a 53km/h às 16h20. Já o INMET registrou radajas de até 73 km/h em Ituverava, 67km/h em Pradópolis, 63km/h em São Luís do Paraitinga e 65 km/h em Ariranha.

 

 

 

 

Granizo em Ribeirão Preto

Uma forte pancada de chuva com granizo caiu sobre a região de Ribeirão Preto, no norte do estado de São Paulo. A temperatura por lá, segundo medição do aeroporto local, chegou aos 34ºC.

 

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo USP.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias