Comunidade se une para construir um ecobairro em SP

24/11/2017 às 11:09
por Maira Di Giaimo

Atualizado 24/11/2017 às 11:09

Oferecimento
Melhorar qualidade de vida, preservar a natureza, evitar enchentes e fazer amizades são algumas consequências do projeto.

  

 

 Já ouviu falar em ecobairro? Esse conceito de bairro sustentável que está surgindo no mundo todo, também chegou no Brasil e está saindo do papel. Já existem algumas regiões do país que estão no processo para virar ecobairros. Quem sabe um dia você possa até morar em um desses? 

 

"Um ecobairro em essência parte de uma relação entre as pessoas e das pessoas com o lugar onde elas moram", explica Lara Freitas, coordenadora do Programa Ecobairro, "o respeito, a conexão com a natureza local, tudo isso, esse nível de qualidade é que vai definir um ecobairro".

 

Ecobairros no Brasil

 

Ainda não existe um ecobairro efetivo no Brasil, mas algumas regiões estão em processo para se tornarem ecobairros. Em São Paulo há três diálogos acontecendo, um em Vila Mariana, nas Vilas de Jataí, Beatriz e Ida e na Vila Leopoldina. Além disso, Salvador e Feira de Santana também estão nesse processo. 

 

 

capa

Foto: documentário "Vila Jataí", de Riba de Castro

 

Vilas Ida, Jataí e Beatriz

 

"A gente começou a se juntar pra pensar coisas diferentes para o bairro, como por exemplo a festa junina, que foi um evento muito bacana que ajudou a mobilizar mais ainda o território, os moradores (...) foi aí que a gente começou a pensar 'qual é o nosso sonho?', a gente construiu uma pesquisa pedindo um não, pedindo um sim e pedindo um sonho e aí nessa pesquisa que no sonho apareceu que as pessoas gostariam de viver um ecobairro", conta Cecilia Lotufo, uma das pioneiras da mobilização social e do processo de ecobairro que acontece nas Vilas Ida, Jataí e Beatriz, em São Paulo.

 

Para dividir as tarefas, eles se dividiram em GTs, ou grupos de trabalho. Existe o GT da segurança, da comunicação, das águas e nascentes, que monitora a qualidade dos rios e córregos da região, o GT áreas verdes, entre outros.

 

Foco Ambiental: Conheça aqui a horta subterrânea cultivada a partir do lixo produzido em um prédio

 

GT áreas verdes

 

"Nós somos um grupo de pessoas aqui do bairro que está preocupado com as ações de sustentabilidade e meio ambiente, a gente tem esse olhar para o bairro", diz Thais Mauad, membro do GT áreas verdes do bairro.

                                                                        

 

gt áreas verdes

Foto: documentário "Vila Jataí", de Riba de Castro

 

São Paulo se tornou uma cidade impermeável, com muito cimento. Por isso, a comunidade criou jardins de chuva e canteiros permeáveis que ajudam na absorção da água da chuva, evitando que ela vá para as áreas mais baixas da cidade e provoque enchentes. "Se toda cidade tivesse essas áreas permeáveis em grande quantidade, a gente teria menos o impacto no verão com os alagamentos", explica Mauad.

 

Mude seu bairro também

 

E como a gente faz para começar esse processo no nosso bairro?

 

"Olha, precisa de uma coisa muito simples", diz Lara Freitas, "o encontro das pessoas. Então, você precisa convidar alguns amigos, convidar a família, convidar os seus vizinhos para começar esse diálogo. Começa com iniciativas simples e com esse passo dado, aí a gente pode pensar em ampliar, em ir mais fundo. A chave é se encontrar". 

 

Foco Ambiental: Confira quando os carros elétricos devem se tornar mais acessíveis no Brasil.

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail: [email protected]

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%