Tempestade derruba árvores em Manaus

30/11/2017 às 16:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 2 horas choveu metade do que normalmente chove em novembro

Um verdadeiro dilúvio tropical caiu sobre parte de Manaus na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro. A quantidade de chuva foi impressionante e em apenas 1 hora foram acumulados 56,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O total de chuva em 2 horas, entre, 13 e 14 horas (hora de Brasília) foi de 84 mm.

 

Esta quantidade de chuva é extremamente elevada e representa a metade da média de chuva em Manaus para todo o mês e novembro que é de 174 mm. O temporal derrubou árvores de grande porte que caíram sobre carros.

 

 

Manaus (AM): árvore cai sobre veículo por causa da tempestade de 30/11/17

 

 

Manaus (AM): temporal complicou o trânsito em 30/11/17

 

A tempestade ficou concentrada na porção sul da capital do Amazonas. Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 13 mostra que as nuvens carregadas cresceram apenas nesta parte da cidade.

 

 

tempestade-em-Manaus

 

 

As imagens de satélite mais mostram que outras áreas de nuvens carregadas se desenvolvem próximas a Manaus e não se pode descartar o risco de novos temporais na tarde e noite desta quinta-feira em outras regiões da cidade.

 

Tempo instável nos próximos dias

Por causa do excesso de calor e de umidade comuns sobre o Amazonas, nuvens bastante carregadas crescem em muitas áreas do estado na maior parte do ano. Aguaceiros como o desta quinta-feira ficam cada vez mais comuns a partir de dezembro. A quantidade de chuva que caiu na tarde de 30 de novembro foi pouco comum para esta época do ano.

 

Nos próximos dias, áreas de instabilidade vão se formar por quase todo o Norte do Brasil e as pancadas de chuva serão frequentes sobre o Amazonas. A última semana de novembro foi marcada por chuva bastante volumosa especialmente no sul do Amazonas, mas a região de Manaus também pode ter pancadas de chuva fortes nos próximos dias.

Acre, Rondônia, Amazonas, o sul e o leste do Pará e o Tocantins devem ter pancadas de chuva frequentes nos próximos cinco dias e há risco de temporais nas capitais Rio Branco, Manaus, Porto Velho e Palmas.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

22°
min

34°
max

0mm / 0%

Porto Velho - RO

23°
min

30°
max

25mm / 90%