Chuva aumenta na Bahia até o fim da semana

03/12/2017 às 20:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Voltou a chover forte no oeste e no sul do estado

O mês de dezembro começou com muita chuva em áreas do oeste e do sul da Bahia. No meio da tarde do domingo, 3, choveu quase 43,0 mm em Luis Eduardo Magalhães. Em Barreiras choveu 81,2 mm entre os dias a manhã do dia 1 e a manhã de 2 de dezembro. Em Caravelas, no litoral sul da Bahia, foram cerca de 50,0 mm entre 10 horas dia 2 e 10 horas de 3 de dezembro.

 

 

A chuva volumosa foi provocada por áreas de instabilidade que voltaram a se espalhar sobre a Bahia, pelo sul do Maranhão e do Piauí, por causa da recente passagem de uma frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia.

Tecnicamente esta frente fria perde força no litoral baiano no decorrer desta segunda-feira, 4, mas as pancadas de chuva continuam a ocorrer apenas no centro-oeste e no sul da Bahia. Até a quarta-feira, 6 de dezembro, a chuva fica concentrada nestas regiões e pode ser moderada a forte em algumas horas. Mas não há previsão de tempo chuvoso. O sol aparece forte por várias horas.

Em Salvador e norte da Bahia, o tempo fica seco até a quarta-feira.

 

 

Estimativa de chuva para o Nordeste de 4 a 8 dezembro de 2017

 

 

Durante a quinta e a sexta-feira, dia 8, as áreas de instabilidade se intensificam e se espalham sobre a Bahia fazendo com que as pancadas de chuva ocorram também na região do Recôncavo e no norte baiano. Mesmo assim, a chuva nestas regiões será em pequenas áreas. A chuva mais volumosa e generalizada é esperada para a o centro-oeste e norte da Bahia.

 

Tempo seco predomina no Nordeste

A maioria dos estados do Nordeste passa esta primeira semana de dezembro com tempo seco e sol forte, mas esta situação é comum nesta época do ano. O sul do Piauí e o Maranhão poderão ter algumas pancadas de chuva. Veja como fica o tempo no Nordeste até o fim da semana.

 

Mais chuva à vista para a Bahia

Áreas de instabilidade devem ganhar força sobre a Bahia a partir de 8 de dezembro e até o dia 13 a chuva se espalha por todo o estado. A expectativa é de que chova forte em várias regiões da Bahia entre 8 e 13 de dezembro.

 

 

Estimativa de chuva para o Nordeste de 8 a 13 dezembro de 2017

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    18/12
  • Crescente
    26/12
  • Cheia
    03/12
  • Minguante
    10/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06