Risco de chuva forte aumenta na Bahia

07/12/2017 às 16:31
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Maranhão e Piauí também serão beneficiados com chuva volumosa

As áreas de instabilidade começam a aumentar novamente pelo interior da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão como o esperado. Pontualmente, algumas cidades receberam chuva forte nos últimos dias, e agora, a tendência é da intensificação das nuvens carregadas.

 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 58,8 mm em Floriano (PI), em 24 horas, sendo que desse total 50 mm caíram no período de três horas na manhã desta quinta-feira (7).  

 

Entre às 10 horas de quarta-feira (6) e às 10 horas de quinta-feira (7), também foram acumulados 40,8 mm em Brumado e 33,4 mm em Luís Eduardo Magalhães. 

 

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil está favorecendo a entrada de mais umidade pelo interior do Nordeste, em particular sobre a Bahia, o Piauí e o Maranhão. As condições de chuva aumentam nos próximos dias. 

 

Nesta sexta-feira (8), o centro-oeste e o sul da Bahia ficam em alerta para chuva forte e volumosa. Também há risco de fortes pancadas de chuva no sul do Piauí e do Maranhão. Nas outras áreas destes estados, pode chover de forma mais rápida e localizada, incluindo as capitais São Luís, Teresina e Salvador

 

  Foto: Ítalo. Guanambi/BA. 

 

Início da semana com chuva

Durante o domingo (10) e o início da semana que vem, todos os estados do Nordeste podem voltar a ter chuva. "É importante ressaltar que a chuva volumosa não é para todos", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. Ainda assim, pode voltar a chover um pouco pelo interior de Pernambuco, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas e de Sergipe.

 

Os maiores volumes de chuva serão observados de maneira geral sobre a Bahia, o centro-sul do Piauí e do Maranhão, superando os 100 mm em diversas áreas até a terça-feira (12) que vem. 

 

Confira os volumes estimados para o Nordeste nos próximos dias: 

 

chuva_NE_8.12

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

31°
max

20mm / 90%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

5mm / 90%