ALERTA

1 notificações

Semana com pouca chuva e calor na Região Sul

09/12/2017 às 12:11
por Vitor Kratz

Atualizado 09/12/2017 às 17:07

Oferecimento
Chuva se concentra na faixa leste da Região

A zona de convergência de umidade, vinda da Amazônia, está predominantemente atuando entre as regiões Sudeste e Nordeste e vai continuar atuando ao longo da semana que vem.

Com isso, as instabilidades tem dificuldade em se formar sobre a Região Sul do país ao longo da semana, além de um sistema de Alta Pressão (ar seco predominante) atuar sobre a costa da Região. 

 

 

Abaixo, o mapa de chuva acumulada prevista para a próxima semana sobre a Região Sul. O mapa mostra que a chuva fica concentrada no leste da Região, influenciada pelo vento que vai soprar do mar. O maior acumulado de chuva chega a 50 mm na região Serrana entre o RS e SC, por causa do efeito da topografia.

 

chuvap1_su

 

 

Calor

Com a diminuição da nebulosidade e sem muito ar polar sobre a Região, a temperatura subiu bastante no Sul do Brasil no sábado, 9 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura alcançou 37,0° em Quaraí, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Nas capitais, Porto Alegre teve máxima em torno dos 32°C, Florianópolis ficou perto dos 27°C e em Curitiba fez calor de quase 29°C!

Neste domingo, todo o Sul do Brasil fica mais quente. Na segunda e na terça-feira, a temperatura cai um pouco, mas a partir de quarta-feira, 13 de dezembro, o calor volta com tudo!

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

11°
min

18°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

10°
min

14°
max

10mm / 90%