Umidade do ar despenca no Rio Grande do Sul

11/12/2017 às 17:25
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar está mais seco e previsão é de pouca chuva em todo o Sul

O ar seco de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil e mantém o tempo aberto no Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná. A queda acentuada nos níveis de umidade relativa do ar chamou a atenção. 

 

Umidade de 11% em Uruguaiana

O Rio Grande do Sul já teve um início de semana muito quente e com forte queda nos níveis de umidade do ar. Quaraí e Uruguaiana, nas áreas de fronteira, chegaram a registrar umidade de 13% na tarde de domingo (10).

 

Uruguaiana teve novamente uma tarde extremamente seca nesta segunda-feira (11), com umidade do ar de 11%, observada pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na medição das 16 horas. Pelo aeroporto local, o índice de umidade foi de 14% com temperatura de 30°C, na mesma hora. Lembrando, que índices de umidade do ar abaixo de 12% caracterizam situação de emergência. 

 

No domingo, outras cidades também tiveram valores críticos de umidade. Bagé (RS), São Vicente do Sul (RS) e Rio Negrinho (SC) registraram 16% de umidade. Em São Luís Gonzaga (RS), o menor valor ficou em 14%. Todos essas valores de umidade do ar são bastante baixos e atípicos para esta época do ano. 

 

   Foto: Vagner. Santa Cecília do Sul/RS. 

 

Sol e calor no Sul 

Embora, a massa de ar seco seja de origem polar, as temperaturas baixas estão restritas apenas às noites e às madrugadas, que ficam frescas. O calor vai continuar intenso durante às tardes e baixos valores de umidade do ar ainda poderão ser observados nos próximos dias. A semana vai seguir com sol forte e pouca chuva no Sul do Brasil.  

 

Nesta terça-feira (12), apenas o Vale do Itajaí e o leste do Paraná ficam com muitas nuvens. Na Grande Curitiba, há chance de garoa pela manhã e depois o sol deve aparecer sempre junto de muita nebulosidade. No litoral do Paraná, há chance de chuva fraca. 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%