Volta a chover forte em São Luís

14/12/2017 às 12:06
por Redação

Oferecimento
Capital maranhense não tinha chuva forte desde julho

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Maranhão nesta quinta-feira (14) e provocaram fortes pancadas de chuva em vários locais do estado ainda na madrugada. Voltou a chover forte sobre a região de São Luís, o que não acontecia desde julho deste ano. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 36,0 milímetros de chuva entre a madrugada e o meio da manhã. Essa foi a chuva mais forte registrada em São Luís desde o início de julhoO total de chuva acumulado nos últimos cinco meses na capital maranhense nem chegou a 10 milímetros

 

A chuva também caiu forte em Imperatriz, no sul do estado, onde foram acumulados 32,6 milímetros em apenas uma hora. Vale ressaltar que, tecnicamente, volumes acima de 20 milímetros no período de uma hora é caracterizado como chuva forte. Em 24 horas, entre 8h da manhã de ontem e 8h da manhã de hoje (horário local) o acumulado na cidade maranhense foi de 55 milímetros. Em Balsas, no mesmo período, o INMET registrou chuva de 66,2 milímetros.

 

Veja como fica o tempo em São Luís nos próximos dias

 

Bahia continua em alerta

A chuva continua forte em áreas do centro-oeste e sul da Bahia nesta quinta-feira. Em Itamaraju, choveu 84,4 milímetros entre 8h da manhã de ontem e 8h da manhã de hoje (horário local). Em Caravelas, extremo sul do estado, o acumulado em 24 horas foi de 88 milímetros.

 

Além disso, o INMET também registrou chuva de 40,6 milímetros em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, 40 milímetros em Porto Seguro e 37,6 milímetros em Barreiras. Para áreas do Recôncavo Baiano e nordeste do estado não há previsão de chuva.

 

Instabilidade diminui no NE nesta sexta

A circulação de ventos começa a mudar sobre o Nordeste do país e as áreas de instabilidade devem enfraquecer sobre a Região. Ainda há previsão de chuva no extremo oeste e sul da Bahia, onde pode chover de moderada a forte intensidade.

 

A sexta-feira será de atenção para o estado do Maranhão. O dia será marcado por muita nebulosidade e pancadas de chuva que podem ser forte e com raios, inclusive na capital São LuísTodo o estado do Maranhão vai continuar tendo pancadas de chuva frequentes pelo menos até a próxima terça-feira, e até lá pode voltar a chover forte na capital e no interior do estado. 

 

MA_São-Luís-por-Karla-14-2-17-muita-chuva

Foto de Karla - São Luís, MA

 

Leia também: Chuva impossibilita o início do plantio de algodão