Oferecido por
Os estados do Maranhão e do Piauí vão continuar com pancadas de chuva e risco de temporais nesta terça-feira (19), depois das chuvas intensas da última semana.
Carolina, no sul do Maranhão voltou a ter chuva forte na tarde de domingo. Um temporal acumulou cerca de 45 mm apenas em uma hora (entre 17 horas e 18 horas), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
As áreas de instabilidade continuam crescendo sobre todo o estado do Maranhão e grande parte do Piauí e a terça-feira será marcada por mais pancadas de chuva com risco de novos temporais. Há chance de chuva forte e raios inclusive em São Luís e em Teresina. O oeste da Bahia também pode ter algumas pancadas de chuva com raios de moderada a forte intensidade.
Pela costa leste do Nordeste e o litoral do Ceará, nuvens avançam do oceano e há previsão de um pouco de chuva, de forma passageira e de fraca intensidade.
As condições de chuva serão baixas por áreas do Sertão e grande parte do interior da Bahia devido a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que está reduzindo a umidade.
Foto: Leônidas. Jacobina do Piauí/PI.
Semana com aumento das condições de chuva
A tendência é do aumento da chuva sobre o Nordeste esta semana. Além do Piauí e do Maranhão, que continuam com chuva mais forte e volumosa, a umidade aumenta mais sobre áreas da costa leste, o Ceará e até o Sertão.
"Não está descartada a ocorrência de alguma chuva forte para essas áreas no final da semana", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
Confira os volumes de chuva estimados para o Nordeste nos próximos dias:
O verão começa na próxima quinta-feira (21), às 14h28, pelo horário de Brasília.
Confira a previsão climáitca da Climatempo para o verão 2018 no Nordeste