Previsão é de mais chuva para o Nordeste esta semana

18/12/2017 às 16:56
por Maria Clara Machado

Atualizado 18/12/2017 às 21:41

Oferecimento
Ar úmido volta a se espalhar por áreas do interior

Os estados do Maranhão e do Piauí vão continuar com pancadas de chuva e risco de temporais nesta terça-feira (19), depois das chuvas intensas da última semana. 

 

Carolina, no sul do Maranhão voltou a ter chuva forte na tarde de domingo. Um temporal acumulou cerca de 45 mm apenas em uma hora (entre 17 horas e 18 horas), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

As áreas de instabilidade continuam crescendo sobre todo o estado do Maranhão e grande parte do Piauí e a terça-feira será marcada por mais pancadas de chuva com risco de novos temporais. Há chance de chuva forte e raios inclusive em São Luís e em Teresina. O oeste da Bahia também pode ter algumas pancadas de chuva com raios de moderada a forte intensidade. 

 

Pela costa leste do Nordeste e o litoral do Ceará, nuvens avançam do oceano e há previsão de um pouco de chuva, de forma passageira e de fraca intensidade

 

As condições de chuva serão baixas por áreas do Sertão e grande parte do interior da Bahia devido a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que está reduzindo a umidade. 

 

   Foto: Leônidas. Jacobina do Piauí/PI. 

 

Semana com aumento das condições de chuva 

 A tendência é do aumento da chuva sobre o Nordeste esta semana. Além do Piauí e do Maranhão, que continuam com chuva mais forte e volumosa, a umidade aumenta mais sobre áreas da costa leste, o Ceará e até o Sertão.

 

"Não está descartada a ocorrência de alguma chuva forte para essas áreas no final da semana", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Confira os volumes de chuva estimados para o Nordeste nos próximos dias:

 

chuva_NE_19.12.17

 

 

O verão começa na próxima quinta-feira (21), às 14h28, pelo horário de Brasília.  

 Confira a previsão climáitca da Climatempo para o verão 2018 no Nordeste

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%