Como será o verão 2018 na Região Sul?

19/12/2017 às 13:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/12/2017 às 13:24

Oferecimento
Confira a tendência climática elaborada pela Climatempo

O regime de chuva no Sul do Brasil é bastante diferente do que se observa nas outras regiões do país. Na maioria das áreas da Região Sul, a chuva não fica concentrada em duas estações do ano, como acontece no Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo. A chuva na Região Sul é bem distribuída ao longo de todos os meses do ano, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

 

O Sul do Brasil, junto com o Nordeste, é a Região que mais sente a influência de fenômenos como El Niño e La Niña. O verão 2017/2018 começa numa situação de La Niña Advisory. Isto quer dizer que a temperatura da água do mar da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial está abaixo do normal e deve se manter assim nos próximos meses, mas não se pode dizer tecnicamente que o fenômeno La Niña está estabelecido.

 

Porém, este resfriamento no Pacífico Equatorial está e vai continuar influenciando o regime de chuva e de temperatura no Brasil no verão 2017/2018. É preciso cautela porque este resfriamento no Pacífico não quer dizer que o Sul do Brasil não terá chuva neste novo verão.

Confira a tendência climática para o verão 2017/2018 elaborada pela Climatempo.