Áreas de chuva aumentam sobre o Nordeste

21/12/2017 às 16:08
por Maria Clara Machado

Oferecimento
VCAN permanece ativo e há risco de chuva forte

A circulação dos ventos mudou sobre o Nordeste com a atuação do VCAN, que está favorecendo a formação de muitas nuvens pela costa norte e a costa leste da Região. As áreas de instabilidade vão continuar influenciando o tempo e há chance de pancadas de chuva de moderada à forte intensidade nos próximos dias, inclusive pelo interior nordestino. 

 

O vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), a cerca de 10 km de altitude, está ativo sobre o Nordeste e é possível observar a nebulosidade que se forma na borda do sistema pelas imagens de satélite.  

 

SAT_NE_21.12ok

 

Nesta sexta-feira (22), aumenta a chance de pancadas de chuva com raios entre a Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, além do Piauí e do Maranhão. Pode chover até com forte intensidade. As capitais João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA), também estão no risco de chuva forte. 

 

A nebulosidade e as condições de chuva aumentam pelo litoral entre a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, mas o sol aparece. Já o centro-oeste da Bahia continua bem seco, sem previsão de chuva. 

 

Foto: Denilson Nunes Lima. Beberibe/CE.

 

Como fica o tempo no Natal?

Durante o fim de semana de Natal as áreas de instabilidade vão persistir e há previsão de mais pancadas de chuva por quase todos os estados do Nordeste. Há chance de chuva forte também para o interior. Somente a Bahia, deve continuar com pouca chuva. 

 

Na segunda-feira (25), a instabilidade perde força e o sol volta a predominar com poucas pancadas de chuva sobre a maior parte da Região Nordeste. 

 

Confira aqui a previsão completa para o Brasil no fim de semana do Natal. 

 

Saiba mais: Como fica o verão 2018 na Região Nordeste  

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%

Teresina - PI

23°
min

33°
max

20mm / 67%