Sul do Brasil em alerta para temporais

22/12/2017 às 14:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria avança pelo litoral da Região no fim de semana.

O primeiro fim de semana do verão 2017/2018 será marcado por muita chuva na Região Sul do Brasil. A passagem de uma nova frente fria e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai espalham nuvens carregadas por toda a Região. Há risco de temporais nos três estados, mas a maior preocupação é com o excesso de chuva esperado para o Paraná, que poderá causar danos neste fim de semana inclusive sobre a Grande Curitiba.

 

Frente fria chega neste sábado

A nova frente fria começa a avançar pelo litoral do Rio Grande do Sul neste sábado e é reforçada pelas áreas de instabilidade que já provocam muita chuva entre o Paraguai e o norte da Argentina. No Sul do Brasil, há risco de chuva forte, raios e ventania no decorrer do sábado. As rajadas de vento podem alcançar até 90 km/h e não se pode descartar o risco de granizo.

Nuvens carregadas se espalham durante o sábado por todo o Sul do Brasil e provocam temporais no decorrer do dia. No centro-oeste e no sul do Rio Grande do Sul deve chover quase o dia todo. Em Porto Alegre e nas demais áreas gaúchas, a chuva ganha força durante a tarde e se prolonga pela noite.

Na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, a chuva começa na madrugada ou pela manhã, mas o risco de temporais é maior durante a tarde e à noite. No leste dos estados, incluindo as praias, a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis, as pancadas de chuva devem começar durante a tarde e também podem ser fortes.

 

 

Sul do BR anima instabilidade 22-12-17

Acompanhe o deslocamento das nuvens mais carregadas (manchas vermelhas e azul claro)

pelas imagens de satélite

 

Domingo com alerta para SC e PR

No domingo, 24 de dezembro, véspera de Natal, a frente fria avança para o Paraná. A chuva e os ventos já não devem preocupar no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e o norte do estado, a chuva vai parando durante a tarde, nas a noite ainda poderá garoar. A temperatura fica amena.

Santa Catarina e o Paraná ficam em alerta para tempestades no dia 24 de dezembro. A previsão é de um domingo muito instável, com chuva na maior parte do dia. O tempo chuvoso deve predominar em Florianópolis e em Curitiba.

Há uma preocupação especial com a Grande Curitiba que deve receber um grande volume de chuva nesse fim de semana e também na segunda-feira, dia de Natal. Há potencial para alagamentos e enchentes.

Não deixe de acompanhar a previsão diariamente para a Região Sul!

 

Volumes de chuva

O mapa mostra o volume de chuva estimado para o período entre 22 e 26 de dezembro de 2017 sobre o Sul do Brasil. Os tons de verde representam mais de 100 mm previstos para o período de apenas 5 dias e se concentram sobre o Paraná.

 

 

Chuva estimada para o Sul do Brasil de 22 a 26 de dezembro de 2017

 

 

 

Foto de Beto Mauro, Bandeirante (PR)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 67%