Chuva não dará trégua a SC e ao PR até a sexta-feira

10/01/2018 às 13:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral dos dois estados em alerta para grande acúmulo de água. Florianópolis recebeu mais de 50% da chuva de janeiro em 24 h.

Grandes volumes de chuva foram acumulados em 24 horas no litoral de Santa Catarina. Em alguns locais de Florianópolis choveu cerca de 100 mm, o que corresponde a mais da metade da média normal de chuva para o mês de janeiro, que é de aproximadamente 160 mm.

Entre 10h30 do dia 9 e 10h30 de 10 de janeiro, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 103,7 mm em Florianópolis (Areias Campeche), 91,8 mm em Palhoça (praia de Fora), 87,8 mm em Imbituba (Centro), 65,6 mm em Garopaba (Areias da Palhocinha).

 

A quarta-feira amanheceu chuvosa em muitas áreas dos estados do Paraná e de Santa Catarina e a chuva não tem hora para parar. Em algumas horas pode chover com moderada a forte intensidade, mas não necessariamente com a ocorrência de raios. A chuva mais volumosa ocorre pelo litoral, mas a região da Grande Curitiba e outros locais do interior do Paraná e de Santa Catarina podem também podem ter alguns transtornos por causa da chuva no decorrer desta quarta-feira. No começo da tarde chovia com moderada a forte intensidade em áreas de Florianópolis. O aeroporto internacional Hercílio Luz teve momentos de visibilidade prejudicada pela manhã por causa da chuva e a situação pode se repetir durante a tarde ou à noite.

 

 

 

 

Litoral de SP e do PR em alerta para muita chuva

 

Mais chuva nos próximos dias

Estas áreas de instabilidade vão persistir sobre o Sul do Brasil até o sábado e se espalham também sobre o Rio Grande do Sul que ainda conta com sol nesta quarta-feira. Mas Paraná e Santa Catarina quase não terão trégua da chuva até a sexta-feira.

Quem está de folga nas praias do litoral do Paraná e de Santa Catarina terá que esperar o fim de semana para que voltem a ocorrer períodos de sol, quando se espera a diminuição da nebulosidade e da chuva sobre dos dois estados.

Já para o Rio Grande do Sul, a previsão é de aumento da chuva no fim de semana, com risco de temporais. Veja como fica o tempo na Região Sul.

 

Entenda porque o tempo ficou chuvoso

 

Temperatura

Por causa do tempo chuvoso, a temperatura teve brusca queda nas últimas 48 horas no Paraná e em Santa Catarina. Em Curitiba, o ar começou a esfriar no domingo, depois de vários dias quentes, com calor em torno de 29°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura do ano até agora na capital do Paraná foi de 29,8°C nos dias 1 e 5 de janeiro, mas com a chuva, a temperatura baixou e a tarde da segunda-feira, 8 de janeiro, foi a mais fresca do ano até agora com máxima de apenas 19,7°C.

 

Temperatura máxima em Curitiba de 1 a 9 de janeiro de 2018

 

A temperatura fica amena nesta quinta-feira em todas as áreas do Paraná e de Santa Catarina por causa da chuva e excesso de nebulosidade, que impedem a presença do sol. A tendência é de algum aquecimento já na sexta-feira, mas o sol forte só deve voltar no fim de semana.

 

 

 

Foto de Emerson Wolf, Barra Velha (SC)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

29°
max

5mm / 90%

Curitiba - PR

16°
min

27°
max

5mm / 90%