Chuva forte na Grande SP e no Vale do Paraíba

22/01/2018 às 17:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/01/2018 às 18:02

Oferecimento
Mais de 2500 raios até 17h30. Temporais também ocorrem no interior de SP

Nuvens carregadas voltaram a crescer sobre a Grande São Paulo e também pelo interior paulista por causa do excesso de calor e da grande disponibilidade de umidade no ar. Às 17h05 o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - colocou as zonas sul, sudeste e a marginal Pinheiros em atenção para alagamentos e às 17h40, as zonas central e oeste também entraram nesta situação.

 

Até o começo da noite, todas as áreas da Grande São Paulo podem ter pancadas de chuva de chuva que podem ser fortes, embora não se prolonguem por muitas horas. Há risco de raios, de fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

A chuva pode cair forte e em pequenas áreas provocando bolsões de alagamento.  

 

A semana segue quente e com risco de mais temporais. Confira mais detalhes! 

 

Raios

As nuvens carregadas provocaram muitos raios sobre a Grande São Paulo. Entre 14 horas e 17h30 foram 2583 raios na Grande SP, sendo que 127 apenas na área da cidade de São Paulo. O risco de raios persiste nas próximas horas.

 

Chuva forte

 

Por volta das 16h45, a chuva caía forte entre o Grande ABC e municípios do leste da Grande São Paulo. Outros núcleos de chuva intensa, até com potencial para granizo, cresciam na zona oeste da Grande São Paulo, na divisa entre a capital, Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Estas áreas de chuva já haviam enfraquecido por volta das 17h30, mas outras se intensificavam nas áreas ao centro e oeste da cidade de São Paulo

  

 

 

 

Radares Climatempo-USP detectaram sinais de tempestade no sul da capital por volta das 16h45.

 

 

 

Temporais no Vale do Paraíba


Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer na tarde da segunda-feira, 22 de janeiro, em áreas do Vale do Paraíba. Em Taubaté, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 77 km/h entre 15 e 17 horas.
A chuva caiu pesada desta vez na região de Lorena. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 57,1 mm em 1 hora, entre 16h50 e 17h50. Tecnicamente uma chuva de 20 mm em 1 hora já é considerada forte. Em Canas choveu quase 30 mm neste período. No domingo, 21, choveu muito na região de Cachoeira Paulista.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%