Grandes volumes de chuva para o PA e TO

02/02/2018 às 23:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva diminui sobre o Amazonas. Tarde de sexta, 2, foi a mais fresca do ano em Manaus

Fortes áreas de instabilidade se desenvolveram em vários locais do Amazonas e provocaram chuva muito volumosa, acumulando mais de 100 mm em 24 horas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 132,4 mm na região de Apuí, no sudeste do estado, divisa com o Pará e o Mato Grosso. Quase toda a chuva caiu em 4 horas entre a noite do dia 1 e a madrugada de 2 de fevereiro.

 

Durante a manhã do dia 2, as áreas de instabilidade se intensificaram no nordeste do Amazonas e a chuva caiu forte sobre Maués. Foram 135,2 mm acumulados entre 9 horas e 18 horas, pelo horário de Brasília, na medição do INMET. No período de 24 horas, entre 20 horas do dia 1 e 20 horas de 2 de fevereiro choveu 139,4 mm. No mesmo período choveu 74,6 mm em Rio Urubu, 47,6 mm em Itacoatiara e 39,4 mm sobre Manaus.

 

Tarde mais fresca do ano em Manaus

Com o excesso de nebulosidade e chuva frequente, a temperatura não subiu muito em Manaus no dia 2 de fevereiro. A temperatura máxima das 22 horas (Brasília) foi de 27,5°C. Esta foi a menor temperatura máxima de 2018 até agora fazendo da tarde de 2 de fevereiro a mais fresca do ano, por enquanto.

As áreas de instabilidade sobre a Região Norte enfraquecem no fim de semana sobre o interior do Amapá e norte do Amazonas. Rondônia, Acre e o litoral do Amapá podem ter chuvas fortes.

 

Grandes volumes de chuva para o PA e TO

 Depois do Amazonas, será a vez do Pará e Tocantins terem muita chuva neste fim de semana. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul se intensificam e mais nuvens carregadas vão se espalhar sobre o Pará e o Tocantins. As áreas ao centro-sul e leste do Pará, incluindo Marabá que teve muita chuva recentemente, e também o centro-sul do Tocantins, incluindo Palmas, devem receber grandes volumes de chuva no fim de semana e até a próxima terça-feira, 6 de fevereiro. Em alguns locais pode chover de 100 a 200 mm em 5 dias. Há risco de temporais também em Palmas.

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%