Muita chuva no Tocantins e no Pará

09/02/2018 às 12:46
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Confira a tendência do tempo para todo o Norte durante o Carnaval 2018

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre os estados do Pará e do Tocantins e a semana foi marcada por chuvas intensas e volumosas. Muita chuva foi observada novamente em diversos municípios de ambos os estados e os temporais continuam. 

 

Um temporal caiu em Pium, no extremo oeste do Tocantins na manhã desta sexta-feira, com registro de 41,8 mm em apenas uma hora, entre às 9 e às 10 horas local, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Xinguara, no Pará, foram 35,2 mm em duas horas, das 8 às 10 h. 

 

Muita chuva em 24 horas 

De acordo com as medições das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Pedro Afonso, no norte do Tocantins acumulou 133 mm entre às 10 horas de quinta-feira (8) e às 10 horas desta sexta-feira (9), horário local. No mesmo período, foram registrados 113 mm em Colinas do Tocantins, também no norte do estado. Marianópolis do Tocantins, Rio do Sono, Dianópolis, Pium registram volumes de chuva entre 45 e 70 mm. 

 

No leste do estado do Pará, o acumulado de chuva chegou a 81,8 mm em Santa do Araguaia em 24 horas. Choveu mais 78,6 mm em Xinguara e 64,6 mm na região da Serra dos Carajás.

 

Foto: Gleive Márcio. Palmas/TO.

 

Situação de alerta no PA e TO 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a manter as nuvens carregadas sobre o Pará e o Tocantins. A situação ainda é de alerta e chuva segue volumosa principalmente nesta sexta e durante todo o sábado (10) de Carnaval. As condições de chuva diminuem a partir de domingo (11), porém não estão descartados temporais localizados. 

 

O feriado prolongado de Carnaval vai seguir com tempo instável em quase toda a Região Norte. Ocorrem períodos de sol, o ar permanece abafado e há risco de pancadas de chuva de moderada à forte intensidade no Tocantins, no Pará, no Amapá, no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Todas as capitais terão risco de chuva forte com raios. Apenas Roraima fica livre os temporais durante o fim de semana. As condições de chuva aumentam neste estado só na segunda-feira (12) de Carnaval. 

 

Quer saber mais? 

Confira a previsão para o Carnaval 2018 em todo o Brasil!

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

34°
max

10mm / 80%