Chuva cai forte em Natal, João Pessoa e no Recife

14/02/2018 às 15:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Previsão indica fortes pancadas de chuva para o litoral e interior do Nordeste

Grandes áreas de nuvens carregadas avançaram do mar e se espalharam pelo litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. A chuva já caiu forte por áreas litorâneas, inclusive as capitais Natal e João Pessoa, e também pelo agreste destes estados. 

 

Muita chuva no RN, PB e PE

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) já registrou grandes acumulados nas últimas 24 horas. João Pessoa (PB) já acumula 61,8 mm entre às 14 horas da terça-feira (13) e às 14 horas desta quarta-feira (14). No mesmo período, choveu 66,4 mm em Bayeux, na região metropolitana, e 61,8 mm em Alagoinha, no lesta da Paraíba

 

Em Pernambuco, o volume de chuva chegou a 103,3 mm em Itambé, 89 mm em Condado, 87,5 mm em Camutanga e 83 mm em Salgueiro.  No estado do Rio Grande do Norte, o volume acumulado neste período de 24 horas, já chegou a 79,8 mm em Natal e 92,4 mm em Ceará-Mirim.

 

Para se ter uma ideia de como o volume de chuva foi bastante elevado para 24 horas, as médias de chuva nas capitais pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ficam próximas de 100 mm. Em Natal (RN) a média histórica para fevereiro é de 87 mm, em João Pessoa (PB) de 108 mm e no Recife (PE) de 148 mm. "Em pouco tempo, o acumulado de chuva nas capitais já se aproxima da média e a previsão indica mais chuva até o final da semana", avisa a meteorologista Josélia Pegorim.  

 

NE

  Animação das imagens de satélite mostra as nuvens carregadas que avançaram do mar em direção ao litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. 

 

Alerta para chuva volumosa 

As condições de chuva continuam altas para Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE) durante esta quinta-feira (15) e a situação é de alerta para chuva volumosa, que poderá causar transtornos, como alagamentos. Os meteorologistas alertam para chuva forte também no interior destes estados. Há risco de chuva forte com raios no Sertão. 

 

Os maiores volumes de chuva estão previstos entre Pernambuco, a Paraíba e o Rio Grande do Norte, mas também há condições para fortes pancadas de chuva pelo litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, além do interior destes estados. As fortes áreas de instabilidade continuam atuando e há risco de novos temporais, incluindo as capitais Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA).  

 

Até próximo domingo (18), todas as capitais entre Recife (PE) e São Luís (MA) vão permanecer em alerta para chuva forte. A chuva tende a aumentar também no litoral de Alagoas e por todo o Sertão nos próximos dias. 

 

Foto: Maciele Pereira. Seridó/RN.
 

Confira como as fortes áreas de instabilidade vão atuar sobre o Nordeste nos próximos dias: 

 

 

 

 

Veja também:

Chuva aumenta e pode causar problemas entre Natal e Maceió

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 80%

Teresina - PI

23°
min

32°
max

12mm / 67%