1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva perde força no Rio de Janeiro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva perde força no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva perde força sobre o estado do Rio De Janeiro, depois da cidade enfrentar tempo severo na madrugada desta quinta-feira (15) com volumes de chuva excepcionais, que resultaram em graves alagamentos, queda de árvores, destruição e até o momento quatro mortes confirmadas. 

 

Chuva diminui no Rio 

O sistema de baixa pressão atmosférica que favoreceu a formação das nuvens de tempestade está se afastando para o mar e nesta sexta-feira (16), não terá mais influência no tempo no estado do Rio de Janeiro. 

 

O Grande Rio volta a ter aberturas de sol, sempre junto entre muita nebulosidade e ainda há previsão de chuva a qualquer hora, de fraca intensidade. Não há mais alerta para chuvas volumosas como ocorreram entre a noite da quarta-feira (14) e a madrugada de quinta-feira (15). 

 

Em todo o interior fluminense, região serrana e norte do estado, o sol deve aparecer forte e predominar. Há previsão de algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde, mas também sem alerta de chuva intensa. 

Acompanhe aqui as temperaturas na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias.  

 

O fim de semana será bem típico de verão no estado do Rio de Janeiro. O sol brilha forte, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios por conta do aquecimento. 

 

Chuva muito volumosa 

O alerta emitido de chuva intensa e situação de perigo para o Rio de Janeiro se confirmou com volumes extremamente elevados registrados na capital, região metropolitana e sul do estado em poucas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 112,2 mm de chuva em Jacarepaguá no período de 24 horas (entre às 10 horas da quarta-feira e às 10 horas da quinta-feira). Desse total, 80 mm caiu apenas entre meia-noite e uma hora nesta quinta-feira. Na estação da Vila Militar, foram quase 70 mm de chuva. 

 

O INMET também registrou 52,8 mm de chuva em Paraty, 50,2 mm em Angra dos Reis e 43,6 mm em Resende, no mesmo período de 24 horas. 

 

Pelos dados do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro, os volumes também foram muito elevados no período. Destaque para a Barra/Rio Centro onde choveu 133,8 mm, Jacarepaguá/Cidade de Deus com 129,2 mm, Piedade com 113,8 mm e Recreio dos Bandeirantes com 112,6 mm. Essa chuva ocorreu até às 5 horas desta quinta-feira.

 

   Trecho da Ciclovia Tim Maia, em São Conrado, desaba após chuva forte da madrugada desta quinta-feira.

  

O que provocou a chuva forte no Rio de Janeiro?

Um sistema de baixa pressão atmosférica se formou ao largo da costa do Rio de Janeiro e foi o responsável pela formação das nuvens pesadas de tempestade, que resultaram na chuva intensa e volumosa. Esse sistema já está perdendo força e entre esta quinta-feira e sexta-feira e se afasta cada vez mais para o oceano, diminuindo as condições de chuva no Grande Rio e no sul fluminense.

  

Veja também:

Rio de Janeiro entrou em estágio de crise por causa do temporal  

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias