Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva nas capitais brasileiras na primeira quinzena de fevereiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de David Ribeiro, São Paulo (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva da primeira quinzena de fevereiro nas capitais brasileiras revelou situações surpreendentes. A talvez a maior de todas seja a grave falta de chuva na cidade de São Paulo. A deficiência é de 93% rivalizando com os 94% de chuva abaixo da média em Boa Vista, capital de Roraima.

 

O problema é que em São Paulo, fevereiro é época de muita chuva, de temporal quase todos os dias, e em Boa Vista é um mês de seca. Na medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, o total de chuva acumulado em fevereiro não superava os 15 mm até 10 horas do dia 16.

 

 

No único dia em que choveu com moderada a forte intensidade sobre São Paulo em fevereiro, o INMET registrou cerca de 10 mm acumulados em 24 horas e houve a formação do belo arco-íris duplo da foto.

 

 

Foto de David Ribeiro, São Paulo (SP)

 

A maior quantidade de chuva acumulada em 16 dias foi em Belém, capital do Pará, onde já choveu aproximadamente 373 mm, volume pouco abaixo a média normal para fevereiro.

Mas o melhor desempenho em relação à média até agora ocorreu em Vitória. A capital capixaba recebeu aproximadamente 154 mm de chuva em 16 dias, o dobro a média normal para fevereiro.

Além de Vitória, as capitais Cuiabá, Natal, Palmas e Rio Branco já acumularam um volume de chuva ligeiramente acima da média.

 

No gráfico e na tabela abaixo, para quase todas as capitais, foram considerados os volumes de chuva acumulados de 1 de fevereiro até 10 horas do dia 16 (hora de Brasília), medidos nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia. No caso de Porto Velho, de Macapá e de Campo Grande considerou-se a medição das estações automáticas. No Rio de Janeiro, foi considerada a chuva da estação Bangu, do Alerta Rio - Prefeitura do Rio De Janeiro, mesma do balanço de janeiro.

 

 

Chuva nas capitais brasileiras de 1 a 16 de fevereiro de 2018

 

 

 

Chuva acumulada de 1 a 16 de fevereiro de 2018 nas capitais do BR e anomalia em relação à média

 

 

A formação de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul na primeira semana de fevereiro de 2018 garantiu a fartura de chuva em Cuiabá, em Brasília, em Vitória e também sobre Palmas.

 

Veja como deve ficar a chuva sobre o Brasil até o fim de fevereiro e no começo de março de 2018

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias