Dias de chuva forte em MT, GO e DF

21/02/2018 às 16:31
por Angela Ruiz

Atualizado 21/02/2018 às 16:35

Oferecimento
Chuva de fevereiro supera a média em Campo Grande e Cuiabá

Áreas de instabilidade vão se espalhar e crescer ainda mais sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal nos próximos dias. Por outro lado, no Mato Grosso do Sul, a chuva irá dar uma pequena trégua. 

 

Dias de chuva forte em GO, DF, MT

Nesta quinta-feira (22), a circulação de ventos pelo litoral do Brasil vai intensificar as áreas de instabilidade e as nuvens ficam mais concentradas em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, pode chover em todo o estado de Mato Grosso, Goiás, e Distrito Federal. O risco de chuva forte é alto em Cuiabá, Rondonópolis, Rio Verde, Goiânia e todo o centro-norte de Goiás.   

 

Na sexta-feira (23), áreas de baixa pressão atmosférica vão ganhar força em grande parte da Região Centro-Oeste formando mais nuvens carregadas. Por isso, até domingo (25), os dias serão de alerta para tempo instável e condições muito favoráveis para chuva forte e volumosa, principalmente sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.   

 

Ar seco no MS

Um ar mais seco entra no Mato Grosso do Sul e afasta as áreas de instabilidade sobre o estado. Com a entrada deste ar mais seco, a próxima madrugada será mais fresca no estado. Isso acontece por causa da redução da nebulosidade durante a noite. A falta de nuvens à noite faz com que a perda de calor (perda radiativa) na superfície seja mais acentuada. O calor é perdido para o espaço e o ar perto do solo se resfria mais. As noites sem ou com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens, em qualquer época do ano.

 

Foto: Wilan Nascimento - Brasília- DF

Chuva de fevereiro nas capitais do CO

 

Segundo o Inmet, em Brasília, o total de chuva do dia 01/02 até 9h00 da manhã do dia 21/02 foi de 217,2 milímetros, volume que já iguala a média do mês. 

Em Goiânia, a deficiência de chuva em fevereiro ainda é grande. O total acumulado em 21 dias é de 94,2 milímetros, volume que está 56% abaixo da média. 

Em Campo Grande, já choveu 199 milímetros, 14% acima da média. 

Em Cuiabá, em 21 dias, choveu 280 milímetros, volume que está 34% acima da média para fevereiro.

 

Muita chuva observada 

Nesta quarta-feira, chuvas moderadas a fortes foram observadas em Goiás e no Distrito Federal. A chuva caiu forte também em Mato Grosso. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que entre 7h00 e 14h00, horário de Brasília choveu 60 milímetros na cidade de Juara. No período entre 3h00 da madrugada e meio dia, horário de Brasília, também foram registrados 60 milímetros em Apiacás.

 

mapa_satelite_goes16 (2)

 Imagem de satélite Goes 16

 

Em Guarantã do Norte, foram acumulados 58,8 milímetros de chuva do início da madrugada até o começo da tarde. Em Carlinda, choveu 45,4 milímetros entre 6h00 e 11h00 da manhã. E, por volta das 14h00, horário local, chovia forte em Cuiabá.

 

Leia também: Mato Grosso do Sul em alerta para chuva volumosa

Campo Grande registra a menor temperatura do ano

 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

10mm / 67%

Campo Grande - MS

16°
min

27°
max

0mm / 0%