Oferecido por
A região de Brasília poderá terá mais temporais no decorrer da semana, com potencial para alagamentos e muitos raios. Ventos quentes e úmidos ganham força sobre a região nos próximos dias e a presença de uma frente fria no litoral do Espírito Santo vão manter as condições para formação de nuvens carregadas durante toda a semana.
Áreas de instabilidade crescem por todo o Centro-Oeste do Brasil nesta terça-feira, com a grande disponibilidade de calor e a umidade do ar elevada. Nuvens carregadas voltam a crescer também por toda a Região e provocam pancadas de chuva com raios. Na maioria das áreas do Centro-Oeste, a chuva vem à tarde e à noite, mas na região do Distrito Federal, no norte de Goiás, norte de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, pode chover já na madrugada ou pela manhã.
Todas as áreas do Centro-Oeste podem ter chuva forte nesta terça-feira
Frente fria aumenta a instabilidade
Durante a quarta-feira, 7 de março, uma frente fria alcança o litoral do Espírito Santo e vai ficar quase parada por lá até o fim da semana. A mudança de direção de ventos provocada por esta frente fria vai ajudar a concentrar a umidade numa grande área entre o Espírito Santo, Brasília, o oeste e o sul da Bahia, facilitando a formação de nuvens carregadas.
Esta frente fria vai colaborar para deixar o tempo mais instável na região de Brasília esta semana. Há previsão de pancadas de chuva todos os dias até o fim da semana e várias podem ser fortes.
Toda a Região Centro-Oeste segue a semana com ar abafado, períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte, mas a presença da frente fria vai fazer com a chuva seja mais frequente sobre Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso.
Vento forte em Cuiabá
No começo da tarde da segunda-feira, 5 de março, nuvens carregadas cresceram sobre Cuiabá e provocaram mais chuva. O aeroporto de Várzea Grande registrou rajadas de vento com 62 km/h.
Cuiabá teve o fevereiro mais chuvoso em 20 anos.
Temporal em Brasília no domingo, 4, afetou o INMET
O temporal que caiu sobre Brasília na tarde do domingo, 4 de março, afetou o INMET -Instituto Nacional de Meteorologia. Os raios danificaram o computador central do INMET que armazena dados meteorológicos do Brasil e da América do Sul. A transmissão de dados meteorológico no Brasil e para o exterior foi interrompida, o que prejudicou o monitoramento do tempo no país.
Brasília é um dos centros regionais de coleta de dados meteorológicos no planeta. As informações meteorológicas armazenadas em Brasília são depois repassadas para o centro de coleta em Washington, nos Estados Unidos, e serão parte da enorme base de dados utilizada para a previsão de tempo para todo o planeta.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,4 mm em Brasília em 1 hora, entre 19 horas e 20 horas do domingo, 4 de março, o que tecnicamente é considerada uma chuva bastante forte. O volume de chuva medido foi alto para um período de apenas 1 hora. A rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 257 raios sobre Brasília entre 14 horas e 18 horas, sendo 59 raios atingiram o solo. A maior parte dos raios caiu entre 15 horas e 16 horas.
Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)