Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

A nuvem do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Cesar Roos, Cachoeira do Sul (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

Ele estava no lugar certo, na hora certa, olhou para o céu e eu de cara com o Brasil!

A nuvem do Brasil foi encontrada no 5/3/2018 em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, por volta das 18h30, e fotografada por Cesar Roos.

 

 

 

Foto de Cesar Roos, Cachoeira do Sul (RS)

 

 

Ao compartilhar sua curiosa foto com a Climatempo, César comentou: "Confesso que não sou do tipo que fica procurando desenhos em nuvens. (Isto até me parece um pouco esquisito). Mas não pude deixar de observar e registrar o MAPA estampado no céu de Cachoeira do Sul, às 18h34 de 05/03/2018." Ele fez questão de dizer também que apenas realçou o brilho e contraste. "A foto é original e fidedigna a imagem real, ou seja, não sofreu nenhum tipo de manipulação digital."

 

Sim, Cesar, acreditamos! Nuvens são totalmente malucas. Se contorcem e se transformam em formas absolutamente fantásticas e podem virar qualquer coisa, até um mapa.

 

Nuvens são manifestações do estado da atmosfera. Sua densidade, dimensões, se provoca chuva ou não, se contém granizo, neve, se consegue provocar raios, tudo isto depende de uma combinação particular de umidade no ar, pressão atmosférica, velocidade e direção das correntes de ar, da temperatura e muito mais.

 

Nuvens podem ser muito parecidas, mas não iguais. A atmosfera está em transformação constante e pode mudar muito de um dia para outro em um mesmo local, ou pode ter características semelhantes a um dia remoto, mas não igual.

É possível prever que tipo de nuvem poderá se formar de um dia para outro, mas seu formato é uma das coisas mais aleatórias do planeta. Não dá para prever quantas ondulações uma nuvem terá no seu topo ou na sua base de um dia para outro. Ainda não entendemos e nem controlamos a atmosfera a esse ponto.

Enquanto isto, vamos continuar estudando e fotografando as nuvens porque tem sempre alguma coisa diferente no céu para contar a história do seu dia.

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Nuvens raras no Brasil

Algumas nuvens são realmente raras ou com formatos muito peculiares, como a que se formou no Rio de Janeiro no começo de fevereiro de 2017. 

Confira as nuvens com formas muito diferentes do que vemos normalmente, com uma característica rara, que foi fotografada em dezembro de 2017 em Lagoa da Prata,  Minas Gerais.

 

Você já vi uma nuvem rara?

 

Outono de 2018  começa no dia 20 de março às 13h14,horário de Brasília

e termina em 21 de junho de 2018.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias