Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e pancadas de chuva em SP nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Alexandre Galvão, São Paulo/SP

4 min de leitura

Oferecido por

São Paulo está tendo um dos marços mais quentes já registrados desde 1961, portanto em 57 anos de medições. A chuva forte que caiu ao amanhecer do dia 27 de março causou uma súbita queda da temperatura, fazendo a capital paulista ter a menor temperatura em pouco mais de um mês. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 18,3°C, a menor desde o dia 25 de fevereiro quando a mínima foi de 17,6°C.

 

 

Mas nada disso altera o "espírito calorento" de março de 2018. A média das temperaturas mínimas registradas em 27 dias no Mirante de Santana foi de 20,5°C. Pelos dados históricos do INMET, a maior média de temperatura mínima no período de 1961 a 2017 foi de aproximadamente 20,0°C, em março de 2009. A maior média de temperatura máxima neste mesmo período foi de 30,7°C, em março de 2017. No dia 27, a média das máximas de março de 2018 era de 29,7°C.

 

Chuva e calor

Os últimos dias de março de 2018 vão continuar quentes e úmidos na cidade de São Paulo, muito longe do frescor outonal. Só o vento frio de origem polar poderia realmente refrescar o ar, mas o que está previsto é vento quente, vindos dos Norte e do Nordeste do Brasil. Assim, a temperatura continua alta até o fim de março, com sensação de abafamento persistente.

 

Nesta quarta-feira o dia amanheceu nublado e úmido em algumas áreas do estado, mas já no período da manhã o sol reapareceu. No decorrer do dia vão ocorrer mais períodos de sol e, até a noite, há expectativa para algumas pancadas de chuva de forma isolada, mas que podem vir com raios e com rajadas de vento, por causa do calor e da alta umidade. Só não há previsão de chuva para as regiões entre Campinas e o norte do estado. Na Grande SP há chance de chuva entre o fim da tarde e a noite.

 

 

SP_São-Paulo-por-Alexandre-Galvão-5-10-16-manhã-com-sol-em-São-Paulo

Foto por Alexandre Galvão, São Paulo/SP

 

 

Feriado com mais sol

Uma massa de ar seco ganha força sobre a Região Sudeste e influencia também São Paulo reduzindo as áreas de instabilidade e as condições para chuva o estado. A partir desta quarta-feira, este ar seco reduz a nebulosidade também na Grande São Paulo. O sol vai aparecer forte por várias horas até o domingo, 1 de abril, mas com o calorão, não dá para descartar a chance de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite durante o feriado prolongado.

 

Confira as informações sobre a chuva de 27/3/18 na Grande SP

 

Rio Ribeira do Iguape transbordou em Sete Barras

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias