Tempo seco e calor o Sul do Brasil

23/04/2018 às 17:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Bloqueio atmosférico influencia a Região Sul esta semana

A passagem de uma frente fria deixou nuvens carregadas sobre o leste da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Fortes pancadas de chuva ocorrem nesta segunda-feira sobre em locais do centro-oeste gaúcho, mas a chuva não conseguiu se espalhar por todo o Sul do Brasil.

 

Uma massa de ar seco está ganhando força sobre o Paraguai e sobre o Sul do Brasil e causa um bloqueio atmosférico nos próximos dias dificultando a passagem das frentes frias pelo Sul do Brasil.

 

 

Temperatura alta

O bloqueio atmosférico vai reter o ar polar sobre a Argentina e por enquanto não há expectativa de resfriamento sobre o Sul do Brasil. A chuva desta segunda-feira, 23, aliviou o calor apenas em cidades do oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana, o aeroporto local registrava amenos 23°C às 15 horas da segunda-feira, contra 32°C no mesmo horário da tarde do domingo, 22 de abril.

O calor predomina sobre o Sul do Brasil na última semana de abril e pode até aumentar. Temperaturas entre 30°C e 35°C devem ser observadas nos três estados nos próximos dias. Mesmo com madrugadas frescas, a sensação de calor predomina no decorrer do dia, inclusive nas capitais.

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

 

Chuva

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil nos próximos dias e até a sexta-feira, 27 de abril, praticamente toda a Região terá dias com muito sol, com algumas nuvens, mas sem chuva. Até o fim da semana, a chuva fica retida no extremo sul gaúcho.

A frente fria que trouxe chuva para o sul gaúcho nesta segunda-feira, 23, se afasta em alto-mar, mas a fronteira com o Uruguai continua tendo pancadas de chuva nesta terça-feira, 24, e que pode ser fortes. A previsão é de que chova à tarde e à noite. Estas pancadas de chuva voltam a ocorrer na tarde de quinta-feira, 25, no sul gaúcho e novamente em vários pontos de toda a fronteira com o Uruguai na sexta-feira, 27 de abril.

Apenas no sábado, 28 de abril, as áreas de instabilidade se espalham um pouco pelo Sul do Brasil e as pancadas de chuva poderão ocorrer nos três estados.

 

Frente fria bloqueadas no extremo sul do BR