Chuva não dá trégua ao RS

02/05/2018 às 16:21
por Maria Clara Machado

Atualizado 03/05/2018 às 07:25

Oferecimento
Diferentes situações meteorológicas aumentam a chuva em parte do Sul do país nesta quinta-feira.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltaram a ter chuva forte com o crescimento de nuvens carregadas. O tempo instável permanece e a chuva não para, em especial, no litoral catarinense e no estado gaúcho nesta quinta-feira (3) . 

 

Uma área de baixa pressão que se formou na Argentina provocou muita chuva entre a tarde e a noite de ontem(02). Entre 05h de quarta-feira e 05h de hoje(03), o Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) registrou 126mm em Santana do Livramento (RS), 92mm em Dom Pedrito (RS) e 76 mm em Camaquã (RS).

 

Tempestade no Rio Grande do Sul 

 

Nova frente fria 

Nesta quinta-feira novos temporais devem ocorrer no estado gaúcho, pois uma nova área de baixa pressão no oceano e uma frente fria vão favorecer a formação de mais nuvens carregadas. Com o bloqueio, a chuva está toda concentrada no sul do Rio Grande do Sul, por isso a chuva mais forte e volumosa é prevista para as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no leste gaúcho.  

 

RS--porto-alegre---elisa-xavier---20-02-2018--chuva

Foto por Elisa Xavier, Porto Alegre(RS).

 

 

Ainda há previsão de pancadas de chuva com raios nas outras áreas do estado. Na parte central, em todo o leste e na Grande Porto Alegre, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia, sendo moderadas à fortes. 

 

Vento de nordeste sopra persistente no litoral de SC 

Outra situação meteorológica que chama a atenção são os ventos de nordeste que estão persistentes no litoral de Santa Catarina. A infiltração marítima será forte na região, forçando a concentração de umidade. A previsão é de chuva persistente sobre o litoral, com aumento da chuva inclusive na Grande Florianópolis  e no Vale do Itajaí, com expectativa de grandes acumulados no decorrer do dia. 

 

Foto: Cassiano Pohl. Florianópolis/SC

 

Apesar do risco de chuva forte para o Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina nesta quinta-feira, as outras áreas do Sul continuam com poucas pancadas de chuva ou nenhuma chuva. 

 

O bloqueio de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil permanece e está dificultando o avanço das frentes frias. O que ainda será observado é o deslocamento de frentes frias pelo litoral do Rio Grande do Sul, sem força para aumentar a umidade e formar nuvens carregadas sobre o interior de Santa Catarina e do Paraná. 

 

Veja no mapa de chuva o maior acumulado estimado para as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O interior de Santa Catarina e do Paraná continuam com pouquíssima chuva: 

 

Chuva_sul_0305

 

 

Veja também: 

Colheita de arroz é prejudicada no PR

Balanço da chuva de abril nas capitais brasileiras 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%