Chuva enfraquece no Vale do Itajaí e litoral norte de SC

03/05/2018 às 13:10
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/05/2018 às 13:14

Oferecimento
Itapoá recebeu o dobro da chuva normal para maio em apenas 1 dia. Em Joinville, a chuva normal para todo o mês de maio caiu em 24 horas.

Chuva de 1 mês em 24h em SC

Maio começou com muita chuva em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A chuva muito volumosa que caiu durante o dia 2 de maio em cidades do sul gaúcho, do Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina deixou ruas alagadas. Choveu em 24 horas o equivalente a média de chuva para todo o mês de maio.

 

Em Joinville caíram mais de 100 mm em 24 horas em muitas áreas da cidade, pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.  O maior acumulado entre 11h50 do dia 2 e 11h50 de 3 de maio foi de 126,3 mm, na região de Paranaguamirim. A média de chuva normal para maio é de 125,0 mm, segundo o Instituto Nacional De Meteorologia.

Em Itapoá foram quase 204,0 mm neste mesmo período de 24 horas, pouco menos do que o dobro da média de chuva histórica para maio, que é de aproximadamente 125,0 mm.

 

 

Chuva volumosa em Santa Catarina entre 2 e 3 de maio de 2018

 

Previsão de sol

A chuva enfraqueceu bastante desde a madrugada desta quinta-feira, 3 de maio, mas ainda persistia fraca no começo da tarde no Vale do Itajaí e no litoral norte  de Santa Catarina. A previsão para esta sexta-feira é de que estas regiões tenham várias horas com sol e sem chuva. O dia deve amanhecer nublado, com névoa úmida ou nevoeiro. Pode voltar chover na tarde ou noite, mas não há mais o risco de chuva persistente e volumosa.

O fim de semana deve ser com predomínio de sol. Há risco de nevoeiro no começo da manhã.

 

 

Foto de Roberto Meira, Joinville (SC)

 

Chuva não para na fronteira com o Uruguai

A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai começou o mês de maio debaixo de temporais. Em Santana do Livramento já choveu 129,4 mm em apenas 3 dias, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A média de chuva para maio fica em torno de 144,0 mm. Em Bagé já foram acumulados cerca 80 mm em maio, mais ou menos metade do que normalmente chove em um mês de maio.

A chuva persiste na fronteira no sul gaúcho nesta sexta-feira e pode chover forte novamente em vários locais. Mesmo com previsão de sol no fim de semana, mais pancadas de chuva são previstas para a tarde e noite do domingo.

 

 

Saiba mais informações sobre a chuva em SC e no sul do RS

Balanço da chuva de abril de 2018 nas capitais brasileiras