Semana seca no Sudeste e com noites frias

21/05/2018 às 00:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar predomina sobre a Região durante toda a semana. Sul de MG pode ter geada.

Além do frio, a forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil derrubou também os índices de umidade no ar. Depois de um dia de chuva e muito úmido, várias áreas no interior e até no litoral da Região Sudeste registraram umidade relativa do ar na faixa de 30% a 35%, mas em alguns locais, o nível de umidade no ar baixou de 30%.

 

Recordes de frio

O frio persiste esta semana no Sudeste. Recordes de menor temperatura para este ano são esperados para esta segunda-feira nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A chance de recorde em Vitória ainda é pequena. As capitais paulista e mineira devem ter frio abaixo ou muito perto dos 10°C durante toda a semana.

 

Geada

Com o frio intenso , há possibilidade de geada ao amanhecer nesta segunda-feira, 21 de maio, no Sul de Minas e Serra da Mantiqueira, de forma geral. Mas a geada que ocorrer não deve ser danosa para os cafezais. Na terça-feira, o fenômeno deve ocorrer só na Mantiqueira.

 

Tempo seco

A brusca redução da umidade no ar também é característico da atuação do ar de origem polar sobre um local.

A influência deste ar frio e seco polar sentida durante toda esta semana sobre os estados da Região Sudeste. Com a umidade do ar baixa, pouca ou nenhuma nebulosidade se formar e não há previsão de chuva. A semana será marcada por muito sol e céu azul em praticamente toda a Região Sudeste.

A frente fria chegou fraca ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais no domingo provocando mais nebulosidade do que chuva. Nesta segunda-feira pode chover fraco no norte capixaba e em pequenas áreas do Vale do Jequitinhonha (MG).

Entre quarta e quinta-feira, 24 de maio, a passagem de uma frente fria pelo mar poderá provocar chuva leve e chuviscos no leste de São Paulo e em parte do litoral do Rio De Janeiro.

 

Veja as baixas temperaturas em SP no domingo, 20 de maio

 

 

 

Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)

 

Calor diminui no ES e norte de MG

Nesta segunda-feira, o ar frio começa a atuar sobre o espírito santo e sobre o norte de Minas Gerais, onde o calor ainda foi intenso no domingo. As cidades mineiras de Itaobim e Montalvânia ficaram no topo da lista dos lugares mais quentes no Brasil neste domingo. Em Itaobim, a temperatura chegou aos 38,1°C e em Montalvânia fez 37,6°C

 

Tarde de 20 de maio foi a mais fria do ano em capitais do Sudeste

 

Noite e amanhecer frios

O ar frio que já está sobre o Sudeste será reforçado com mais ar polar no fim da semana. A passagem de uma frente fria pelo litoral da região entre quarta e quinta-feira, 24 de maio, só deve provocar alguma chuva em áreas próximas ao mar. Porém, uma parte de sua massa de ar polar  se espalha pelo Sudeste mantendo e reforçando o ar frio que já está na Região.

A presença do ar de origem polar e falta de nebulosidade durante a noite vão resfriar bastante as noites e o amanhecer em todo Sudeste esta semana. A sensação de frio será grande.

O frio do amanhecer facilita a formação do nevoeiro causando redução da visibilidade em estradas e aeroportos.

 

Ressaca

Atenção! O mar fica muito agitado nesta segunda e na terça-feira, 22 de maio. Há risco de ressaca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas de até 3,0 metros.

 

Frente fria provocou ventania no Sudeste no fim de semana

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

11°
min

22°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

25°
max

0mm / 0%