São Paulo bate recorde de frio e com temperatura abaixo de 10°C

20/05/2018 às 12:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/05/2018 às 12:40

Oferecimento
O frio aumenta na madrugada desta segunda-feira, 21, em todas as regiões de SP. Deve ser o dia mais frio do ano, até agora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 9,6°C de temperatura mínima em São Paulo neste domingo, no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Esta é agora a menor temperatura em 2018. O recorde anterior era de 13,8°C, em 21 de abril.

 

A temperatura baixou de 10°C até antes do esperado, pois a expectativa inicial é de que isto acontecesse só amanhã. De qualquer forma, está mantida a previsão de novo recorde de frio para este nesta segunda-feira, 21 de maio, e novamente com temperatura abaixo dos 10°C.

A última vez que o termômetro atingiu o dígito de 10°C na capital foi em 7 de agosto de 2017, com a marca de 10,3°C. A menor temperatura em 2017 foi de 7,9°C, em 18 e 19 de julho.

Se considerarmos só o mês de maio, a última vez que a temperatura atingiu a marca de  10°C ou menos na cidade de São Paulo foi em 24 de maio de 2016, quando a mínima foi de 9,5°C.

 

Domingo com sol enganador

A acentuada queda da temperatura foi provocada pela entrada de uma forte massa de ar polar que começou a influenciar o Brasil ontem.  Neste domingo, este ar frio de origem polar já está sendo sentido até no Acre! 

O ar polar fez a temperatura baixar muito e também reduz muito nível de umidade no ar. Este ar muito frio e seco dissipou praticamente toda  a nebulosidade sobre o estado de São Paulo e todas as regiões paulistas amanheceram ensolaradas, com céu muito azul. 

O sol fica forte o dia todo, mas é um sol enganador. A sensação de frio ainda vai persistir mesmo debaixo do sol.  A Virada Cultural em São Paulo acontece hoje com tempo firme, mas o frio continua à tarde e a noite será gelada!

Segundo o INMET, a menor temperatura no estado de São Paulo neste domingo foi de 5,3°C em Campos do Jordão, e em segundo lugar ficaram Itapeva e Avaré, com 6,7°C. Mas quase todas as regiões pelo interior tiveram temperaturas abaixo dos 10°C.

 

 

Temperaturas mínimas em SP em 19-5-18

 

Mais frio na segunda-feira

O ar polar continua intenso sobre São Paulo nesta segunda-feira. A previsão é de que o dia amanheça mais frio do que este domingo, com temperaturas abaixo de 10°C em praticamente todo o estado, incluindo a Grande São Paulo. A capital deve ter novo recorde de frio.

O sol forte e o céu azul predominam nesta segunda-feira. Veja como fica a previsão para os próximos dias em SP.

 

Possibilidade de geada

Por causa do frio intenso, pode gear ao amanhecer desta segunda-feira no sul do estado de São Paulo e na região da Serra da Mantiqueira. Temperaturas abaixo dos 5°C poderão ser observadas nestas áreas.

 

 

Foto de André C. - São Paulo, SP

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

32°
max

0mm / 0%