Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Maio com chuva bem distribuída no extremo norte do BR

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Maio com chuva bem distribuída no extremo norte do BR

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Marcos - São Luís - MA

    4 min de leitura

    Oferecido por

    De uma forma geral, a chuva foi bem distribuída na maior parte da Região Norte e em algumas capitais da Região Nordeste, neste mês de maio que está terminando. Os temporais ficaram mais concentrados no extremo norte da Região Norte e em parte da costa norte e leste do Nordeste.

     

    De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – do dia 01 até às 9h00 da manhã do dia 29/05, o maior volume de chuva no país, neste período, foi observado em Belém com 434,8 milímetros de chuva sendo que a média é de aproximadamente 298,4 milímetros. A chuva de Macapá já está 18% acima da média. Ainda de acordo com o Inmet, neste período, choveu 378,5 milímetros, na capital do Amapá.  

     

    No Nordeste, as chuvas foram regulares na maioria das capitais. Segundo o Inmet, no período de 01 a 29/05, João Pessoa, por exemplo, registrou 295,4 milímetros de chuva ficando ligeiramente acima da média que é de 284 milímetros. Outro destaque é São Luis, no Maranhão que registrou chuva neste período, 340,7 milímetros. Uma precipitação 13% acima da média que é de 302 milímetros.     

     

    No Sudeste, o destaque da chuva é para Vitória. A capital capixaba já registrou entre 01 e 9h00 da manhã do dia 29/05, um total de 162,5 milímetros, até agora. A média é de 73,7 milímetros, segundo dados do Inmet.

     

    Foto: Marcos - São Luís - MA

     

    Tempo seco e chuva de menos

     

    A capital Palmas sentiu o efeito da diminuição da chuva, comum nesta época do ano. Com o predomínio da massa de ar seco sobre o Tocantins, praticamente não houve registro de chuva entre 01 e 29/05, segundo o Inmet. O mês de maio vai terminar mais seco que o normal nesta capital já que a precipitação sequer atingiu a média mensal de 69,7 milímetros.

     

    Maio é um mês de pouca chuva no Centro-Oeste. As médias de chuva também são baixas nesta época. Em Brasília, choveu até agora, 10,9 milímetros. A média é de aproximadamente 24 milímetros.  

     

    Qual a tendência para Junho?

     

    Para o mês de junho temos o aquecimento das águas do Oceano Pacífico juntamente com águas mais quentes também no Atlântico, na altura do centro-sul do Brasil, informa o meteorologista Alexandre Nascimento. As frentes frias continuarão avançando sobre as Regiões Sul, no sul Mato Grosso do Sul e de São Paulo ao longo do mês e pode ocasionar chuva de forma regular.

     

    Os maiores volumes acumulados de chuva continuarão sobre o norte das regiões Norte e Nordeste e na Região Sul.

     

    Com relação à temperatura, o frio deve continuar no Sul do país e em São Paulo. Não vai esquentar muito no Rio De Janeiro.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias