Rio de Janeiro pode bater recorde de calor do inverno 2018

20/07/2018 às 12:24
por Maria Clara Machado

Oferecimento
As temperaturas já estão muito acima da média e sobem mais, antes da virada no tempo com a chegada de uma nova frente fria.

O calor vem chamando a atenção no Rio De Janeiro desde o começo do inverno. A presença de uma massa de ar seco sobre o Sudeste vem bloqueando a entrada de frentes frias e até agora, pouco ar polar conseguiu resfriar a região. Algumas frentes frias passaram pelo mar, afastada da costa.

 

Chance de novo recorde de calor neste inverno 

Neste semana, a temperatura disparou e chegou aos 34°C na capital, bem acima da normalidade para o mês de julho. A média da temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro em julho é de 26,4°C, levando em conta o período de 1991-2010, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

O fim de semana vai começar com sol forte e tempo aberto em todo o estado do Rio de Janeiro. Na capital, o calor aumenta ainda mais e pode ser recorde do inverno de 2018 até agora. A máxima de 34°C foi registrada pelo INMET na última segunda-feira (16) e pode ser superada neste sábado (21). 

 

Acompanhe as temperaturas para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias. 

 

Foto: Randal Aragão. Rio de Janeiro/RJ.

 

Frente fria muda o tempo no domingo

A nova frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro entre o sábado e o domingo (22), estimulando principalmente o aumento da umidade e trazendo um pouco de chuva. 

 

O Grande Rio e o sul fluminense podem esperar por rajadas de vento e muito calor ao longo do sábado, com aumento da nebulosidade somente à noite.

 

O tempo muda no domingo, com aumento da umidade, previsão de chuva a qualquer hora de fraca intensidade e queda nas temperaturas. "O calorão dos últimos dias diminui, mas não há expectativa de frio intenso. Esta frente fria será rápida e passa por alto mar, por isso, já na segunda-feira (23), o sol reaparece forte e as temperaturas sobem de novo", explica o meteorologista Bruno Maon.

 

O norte fluminense e o interior do estado quase não vão sentir a passagem desta frente fria. O sol ainda vai predominar e por enquanto, não há previsão de chuva. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%