Tempo seco no Norte aumenta número de queimadas

25/07/2018 às 15:44
por Redação

Oferecimento
Umidade aumenta até o fim de semana

Um forte bloqueio atmosférico está atuando sobre o Acre, Rondônia, Tocantins, sul do Amazonas e do Pará. A quinta-feira será marcada por muito sol, aquecimento do ar e consequentemente temperaturas muito elevadas, nestas localidades.

 

Por conta do tempo seco, seis cidades da Região Norte apresentam um maior número de queimadas nas últimas 48 horas. Veja no quadro abaixo quais são as cidades. As informações são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

tabela

 

O tempo quente úmido e abafado favorece a formação de algumas nuvens carregadas na parte norte do Amazonas e do Pará. O sol aparece nessas áreas, as temperaturas sobem, mas há possibilidade de pancadas de chuva com raios, especialmente no período da tarde e à noite. Em Roraima e no Amapá, a previsão é de chuva mais frequente, acompanhada de raios. Há risco para temporais.

 

Foto: Gleive Marcio - Palmas/TO

 

Retorno das instabilidades

 

O tempo seco na faixa sul da Região Norte continua predominando na sexta-feira (27). No entanto já no sábado (28), as nuvens carregadas começam a avançar para todas as áreas do Amazonas e do Pará, provocando chuva a qualquer hora do dia. Até a próxima segunda-feira (30), a maior parte da Região contará com instabilidades, com exceção do município de Vilhena, que permanecerá sem previsão de chuva.

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

22°
min

34°
max

0mm / 0%