Interior do Brasil tem rajadas de vento moderadas

28/08/2018 às 11:10
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul sentem os efeitos de um sistema de alta pressão. Rajadas já passaram dos 50 km/h.

Rajadas de vento moderadas estão sendo observadas pelo interior do Brasil desde cedo, resultado da presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que atua em alto mar.  Ventos acima dos 50 km/h ocorrem no Tocantins, em Goiás e em Mato Grosso do Sul. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já registrou rajadas de 59 km/h em Palmas (TO) e 56 km/h em Dianópolis (TO) na manhã desta terça-feira (28).

 

Em Gama (GO), uma rajada chegou a 62 km/h às 8 horas da manhã e depois a 50 km/h em Luiziânia (GO), na medição das 9 horas. Em Brasília (DF), foram registradas rajadas de 42 km/h. 

 

Também venta moderado em Mato Grosso do Sul. A capital Campo Grande teve rajadas entre 52 km/h e 49 km/h, no período das 7 horas às 9 horas. 

 

Até em São Paulo, os ventos estão soprando moderados durante a manhã e já atingiram 43 km/h em Dracena e 42 km/h em São Carlos, no interior, e 44 km/h na capital paulista, na estação do Mirante de Santana.    

 

“Embora o centro da alta pressão esteja no mar, ele é um sistema grande e na sua borda os ventos sopram moderados conseguindo alcançar estados como Mato Grosso do Sul, Goiás e o Tocantins”, explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

 

Foto: Eduardo Silva Ries. Palmas/TO.
 

Sol forte e temperaturas em elevação

Ainda vão ocorrer várias rajadas de vento ao longo desta terça-feira (28), mas que não indicam mudança no tempo.

 

O sol está forte pelo interior do Brasil e hoje, as temperaturas entram em elevação, especialmente no Centro-Oeste e em São Paulo. O ar continua quente no Tocantins. Além do tempo aberto e calor, os níveis de umidade do ar também ficam em queda durante à tarde e poderão variar entre 30% e 20%. 

 

satéleite_BR_28.08

   Imagem de satélite mostra poucas nuvens pelo interior do Brasil. Nas áreas mais escuras, o céu está sem nenhuma nebulosidade. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 67%

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%