O que foi destaque no tempo em 29/8/18

29/08/2018 às 23:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva surpreende no ES. PB, SP e GO foram os estados mais secos.

O calor aumentou e o ar secou mais no Sudeste e no Centro-Oeste. A chuva no Espírito Santo surpreendeu e nuvens de temporal começam a chegar ao Rio Grande do Sul. O leste do Nordeste teve mais um dia instável, com chuva fraca a moderada. Choveu rapidamente em Rio Branco contrariando a previsão.

 

Calor quase recorde em Campo Grande (MS)

A temperatura em Campo Grande chegou aos 34,4°C nesta quarta-feira, 29 de agosto. Foi a segunda maior temperatura do ano. O recorde calor é de 34,5°C, em 24 de janeiro. O menor nível de umidade no ar foi de 22% e Campo Grande foi a capital mais seca do país.

O calor aumenta nesta quinta-feira e novo recorde poderá ser estabelecido.

 

 

Calor em Porto Alegre

Porto Alegre esquentou muito nesta quarta-feira, como era esperado. O Instituto nacional de meteorologia registrou 29,5°C de temperatura máxima, às 15 horas. Há mais de trinta dias a capital gaúcha não tinha uma temperatura tão alta assim.  Esta foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 29 de julho, quando a máxima alcançou 30,5°C.

 

Calor iguala recorde em Cuiabá

Na leitura regular da temperatura máxima feita às 21 horas (de Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,0°C em Cuiabá. Este valor iguala o recorde atual de calor para 2018 registrado em 14 de agosto.

Esta marca poderá ser superada nesta quinta-feira.

 

 

São Paulo ficou mais seca

O ar secou rapidamente no estado de São Paulo, após a passagem de uma frente fria na no fim de semana passado passado. Na capital paulista, o Campo de Marte e o aeroporto de Congonhas registravam 36% de umidade relativa nesta mesma hora. Na segunda-feira, às 15 horas, o nível de umidade em Congonhas era de 88% e no Campo de Marte de 72%. Em medição automática, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31%.

 

Menos de 20% de umidade no ar

Os estados da Paraíba, São Paulo, Goiás, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins registram menos de 20% de umidade no ar em 29/8/18. Os menores índices, segundo o INMET, foram:

14% Patos (PB)

15% Valparaíso (SP)

15% Ibotirama (BA)

16% Jataí (GO)

17% Uruçuí (PI)

17% Água Clara (MS)

18% Balsas (MA)

19% Palmas (TO)

 

Forte queda de visibilidade em Curitiba

Pouco depois das 22 horas, o nevoeiro se formou em vários locais do aeroporto internacional Afonso Pena causado brusca redução da visibilidade horizontal.

 

Chuva surpreende no ES

O tempo instável predominou no Espírito Santo na quarta-feira, 29 de agosto. Choveu de forma fraca a moderada e persistente no norte do estado. Porém no fim da tarde, a chuva caiu forte na região de Nova Venécia acumulando 33,6 mm em apenas 1 hora, entre 17h e 18h. O acumlado de 2 horas, entre 17h e 19h foi de 45,4 mm.

 

Instabilidade no RS

Conforme previsto, áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Uruguai e levaram nuvens carregadas para o centro-sul e parte do oeste do Rio Grande do Sul. A chuva caiu com moderada a forte intensidade em alguns locais. O maior acumulado foi de 16,4 mm em Bagé, em 8 horas. Em Santana do Livramento choveu 10,4 mm em 2 horas. Uma rajada de vento alcançou 79 km/h em São Luiz Gonzaga.

 

 

 

Calor em Porto Alegre

Porto Alegre esquentou muito nesta quarta-feira, como era esperado. O Instituto nacional de meteorologia registrou 29,5°C de temperatura máxima, às 15 horas. Há mais de trinta dias a capital gaúcha não tinha uma temperatura tão alta assim.  Esta foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 29 de julho, quando a máxima alcançou 30,5°C.

 

Chuva em Rio Branco (AC)

Nuvens carregadas avançaram do sul do Amazonas para o Acre e provocaram uma pancada de chuva rápida em Porto Alegre. A chuva veio na informação do aeroporto de Rio Branco.

 

Chuva na costa leste do Nordeste

Choveu de forma moderada na madrugada e começo da manhã de 29/8/18 em vários locais da costa leste do Nordeste, do sul da Bahia até Natal. Em Recife, o INMET registrou 11,4 mm em 2 horas no começo da madrugada. Choveu em Salvador, Aracaju e Maceió.

 

Calor no BR

Em Sonora (MS), a temperatura chegou aos 39,1°C. Em Cuiabá, aos 39,0°C, em Palmas (TO), aos 38,6°C, em Conceição do Araguaia, aos 38,5°C e em Cáceres aos 38,3°C.

 

Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

18°
min

35°
max

0mm / 0%

Palmas - TO

22°
min

33°
max

0mm / 0%