Oferecido por
O calor aumentou e o ar secou mais no Sudeste e no Centro-Oeste. A chuva no Espírito Santo surpreendeu e nuvens de temporal começam a chegar ao Rio Grande do Sul. O leste do Nordeste teve mais um dia instável, com chuva fraca a moderada. Choveu rapidamente em Rio Branco contrariando a previsão.
Calor quase recorde em Campo Grande (MS)
A temperatura em Campo Grande chegou aos 34,4°C nesta quarta-feira, 29 de agosto. Foi a segunda maior temperatura do ano. O recorde calor é de 34,5°C, em 24 de janeiro. O menor nível de umidade no ar foi de 22% e Campo Grande foi a capital mais seca do país.
O calor aumenta nesta quinta-feira e novo recorde poderá ser estabelecido.
Calor em Porto Alegre
Porto Alegre esquentou muito nesta quarta-feira, como era esperado. O Instituto nacional de meteorologia registrou 29,5°C de temperatura máxima, às 15 horas. Há mais de trinta dias a capital gaúcha não tinha uma temperatura tão alta assim. Esta foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 29 de julho, quando a máxima alcançou 30,5°C.
Calor iguala recorde em Cuiabá
Na leitura regular da temperatura máxima feita às 21 horas (de Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,0°C em Cuiabá. Este valor iguala o recorde atual de calor para 2018 registrado em 14 de agosto.
Esta marca poderá ser superada nesta quinta-feira.
São Paulo ficou mais seca
O ar secou rapidamente no estado de São Paulo, após a passagem de uma frente fria na no fim de semana passado passado. Na capital paulista, o Campo de Marte e o aeroporto de Congonhas registravam 36% de umidade relativa nesta mesma hora. Na segunda-feira, às 15 horas, o nível de umidade em Congonhas era de 88% e no Campo de Marte de 72%. Em medição automática, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31%.
Menos de 20% de umidade no ar
Os estados da Paraíba, São Paulo, Goiás, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins registram menos de 20% de umidade no ar em 29/8/18. Os menores índices, segundo o INMET, foram:
14% Patos (PB)
15% Valparaíso (SP)
15% Ibotirama (BA)
16% Jataí (GO)
17% Uruçuí (PI)
17% Água Clara (MS)
18% Balsas (MA)
19% Palmas (TO)
Forte queda de visibilidade em Curitiba
Pouco depois das 22 horas, o nevoeiro se formou em vários locais do aeroporto internacional Afonso Pena causado brusca redução da visibilidade horizontal.
Chuva surpreende no ES
O tempo instável predominou no Espírito Santo na quarta-feira, 29 de agosto. Choveu de forma fraca a moderada e persistente no norte do estado. Porém no fim da tarde, a chuva caiu forte na região de Nova Venécia acumulando 33,6 mm em apenas 1 hora, entre 17h e 18h. O acumlado de 2 horas, entre 17h e 19h foi de 45,4 mm.
Instabilidade no RS
Conforme previsto, áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Uruguai e levaram nuvens carregadas para o centro-sul e parte do oeste do Rio Grande do Sul. A chuva caiu com moderada a forte intensidade em alguns locais. O maior acumulado foi de 16,4 mm em Bagé, em 8 horas. Em Santana do Livramento choveu 10,4 mm em 2 horas. Uma rajada de vento alcançou 79 km/h em São Luiz Gonzaga.
Calor em Porto Alegre
Porto Alegre esquentou muito nesta quarta-feira, como era esperado. O Instituto nacional de meteorologia registrou 29,5°C de temperatura máxima, às 15 horas. Há mais de trinta dias a capital gaúcha não tinha uma temperatura tão alta assim. Esta foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 29 de julho, quando a máxima alcançou 30,5°C.
Chuva em Rio Branco (AC)
Nuvens carregadas avançaram do sul do Amazonas para o Acre e provocaram uma pancada de chuva rápida em Porto Alegre. A chuva veio na informação do aeroporto de Rio Branco.
Chuva na costa leste do Nordeste
Choveu de forma moderada na madrugada e começo da manhã de 29/8/18 em vários locais da costa leste do Nordeste, do sul da Bahia até Natal. Em Recife, o INMET registrou 11,4 mm em 2 horas no começo da madrugada. Choveu em Salvador, Aracaju e Maceió.
Calor no BR
Em Sonora (MS), a temperatura chegou aos 39,1°C. Em Cuiabá, aos 39,0°C, em Palmas (TO), aos 38,6°C, em Conceição do Araguaia, aos 38,5°C e em Cáceres aos 38,3°C.
Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)