Oferecido por
O ar frio polar voltou a se espalhar pela Região Sul e derrubou as temperaturas na madrugada desta quarta-feira (5). Várias localidades amanheceram com as temperaturas abaixo dos 5°C, mas chamou a atenção a temperatura negativa na região serrana. Além da atuação do ar polar, o ciclone extratropical no mar, que provocou fortes rajadas de vento e manteve a umidade na costa leste nos últimos dias, se afastou para o oceano, e isso contribuiu para diminuir a nebulosidade sobre o Sul.
Temperatura negativa na Serra
O Epagri/Ciram registrou temperatura mínima de -3,8°C em Urupema, no alto da serra catarinense. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as menores temperaturas ocorreram em Curitibanos (SC) com zero grau, em General Carneiro (PR) com 1,3°C e em Cambará do Sul (RS) com mínima de 2°C.
Nas capitais, as mínimas registradas pelo INMET foram de 7,4°C em Curitiba (PR), 9,7°C em Porto Alegre (RS) e 10,6°C em Florianópolis (SC). O frio favoreceu a formação de um denso nevoeiro em Curitiba e em Porto Alegre.
Segundo o INMET, houve registro de geada fraca em Bom Jesus (RS), mas as baixas temperaturas deram condições para o fenômeno se formar em outras localidades.
Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim on line. São Joaquim/SC.
Nesta quinta-feira (6), o frio mais intenso ainda deve ocorrer nas serras gaúcha e catarinense. Novamente há chance de temperaturas negativas e formação de geada. O sol vai predominar sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná e a tendência é de tempo seco e temperaturas mais elevadas para o fim de semana. Volta a fazer calor durante o feriado prolongado de 7 de setembro.
Quer saber mais? Previsão para o feriado de 7 de setembro