Oferecido por
O calor e a secura do ar continuam intensos em todo o Centro-Oeste do Brasil. Cuiabá (MT) foi ontem a capital mais quente e a terceira mais seca do país, com 16% de umidade no ar às 15 horas (em Brasília), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Goiânia (GO) foi a capital mais seca, com apenas 13% de umidade no ar às 15 horas. Já Campo Grande (MS) bateu o recorde de calor para o ano e foi a segunda capital mais seca ontem, com 14% de umidade no ar às 15 horas. Em Brasília, o nível de umidade relativa do ontem às 15 horas foi de 16%, empatando com Cuiabá. A temperatura máxima chegou aos 30,6°C
Há chance de novos recordes de calor em todas as capitais do Centro-Oeste nesta quarta-feira e em outros dias desta semana.
Recorde de calor em Campo Grande
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, bateu o recorde de calor para 2018 nesta terça-feira, 11 de setembro, pela terceira vez esta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 35,2°C de temperatura máxima. Nos dias 10 e 9, a temperatura chegou aos 34,8°C.
O calor continua intenso em Campo Grande. O novo recorde de calor poderá ser batido nesta quarta-feira e/ou amanhã, 13 de setembro.
Mais de 40°C em Cuiabá
Cuiabá faz parte da seleta lista de capitais brasileiras que alcançam os 40°C, ou mais, praticamente todos os anos. Completam a lista, Palmas, Teresina e o Rio De Janeiro.
Nesta terça-feira, 11, a temperatura às 15 horas (Brasília) chegou aos 40,7°C em Cuiabá, a segunda mais alta do ano. O recorde de calor para 2018 é de 40,8°C, em 10 de setembro. Porém, há chance de novo recorde calor hoje. A previsão é de que hoje o calor aumente e a temperatura se aproxime ainda mais dos 41°C.
Goiânia e Brasília também esquentam mais
Fazer calor em setembro é comum no Centro-Oeste e as capitais Goiânia e Brasília esquentam mais nesta quarta-feira e podem estabelecer novos recordes de calor para 2018. O recorde atual em Goiânia é de 36,5°C, no dia 7 de setembro. Em Brasília, o recorde de calor atual para este ano é de 31,2°C, em 13 de agosto.
No ano passada, Goiânia e Brasília registraram suas maiores temperaturas do ano em outubro. Campo Grande e Cuiabá tiveram o recorde de calor ara 2017 no mês de setembro.
Foto de Lia, Brasília (DF)