Salvador em atenção para chuva forte

22/10/2018 às 12:48
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Frente fria mantém áreas de instabilidade no litoral, após fim de semana de muita chuva em localidades da Bahia.

Uma frente fria no litoral da Bahia ainda ajuda a espalhar áreas de instabilidade pela costa da região, mas de maneira geral, a chuva pelo interior perde força neste começo de semana. O litoral permanece instável com previsão de pancadas de chuva, e em especial, Salvador fica em atenção para mais chuva e risco de chuva forte. 

 

Veja o que aconteceu no fim de semana: 

Litoral da Bahia ainda pode ter chuva forte 

 

Previsão de chuva forte em Salvador 

A presença da frente fria vai estimular a formação de nuvens carregadas sobre a região de Salvador entre esta segunda-feira (22) e a terça-feira (23), aumentando o risco de chuva forte. A situação é de atenção para chuva forte com raios, que deve acontecer especialmente até a madrugada e manhã desta terça, enfraquecendo depois durante o dia. 

 

O oeste da Bahia continua com algumas pancadas de chuva, mas sem alerta para temporais. 

 

A frente fria embora esteja na mar, já está enfraquecida e aos poucos vai se afastar para o oceano. O ar seco volta a ganhar força e a nebulosidade diminuir bastante pelo interior baiano nesta terça-feira. O dia será de sol e calor na maioria das áreas. 

 

   Foto: Valdenique Assis de Brito. Salvador/BA.

 

Pouca chuva sobre o Nordeste durante a semana

O ar seco volta a predominar sobre quase todo o Nordeste ao longo da semana, inibindo a formação das nuvens carregadas. Os níveis de umidade relativa do ar voltam a cair rapidamente, principalmente em áreas do Sertão nordestino, ficando entre 30% e 20% no período da tarde em várias localidades. Algumas cidades devem registrar valores de umidade próximos a 12%, entrando em alerta. 

 

Além da baixa umidade do ar, o calor intenso também retorna, com temperaturas máximas perto de 40°C no interior. 

 

As condições de chuva devem aumentar novamente pela Bahia só no final da semana. A chuva virá em forma de pancadas moderadas e especialmente em áreas do oeste e sul do estado. Os volumes esperados são menores na comparação com o último fim de semana. 

 

Veja no Agroclima: Lavoura do trigo tem colheira beneficiada

   

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

30°
max

5mm / 90%