Litoral da Bahia ainda pode ter chuva forte

21/10/2018 às 22:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Lençóis teve mais de 100 mm em 24 hora. Ar seco volta a ganhar força pelo interior do Nordeste nos próximos dias.

O fim de semana foi marcado por muita chuva sobre a Bahia e alguns locais acumularam mais de 100 mm em 24 horas. Em Lençóis, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,7 mm entre 9 horas do sábado, 20, e 9 horas do domingo, 21 de outubro. Este é um volume de chuva extremamente elevado para um período de 24 horas e poucas vezes observado. Choveu em 1 dia mais do que a média normal para todo o mês, que é de aproximadamente 111 mm. Em Alagoinhas choveu 66,5 mm e em Salvador choveu 34,8 mm, considerando o período entre 9 horas do sábado e 9 horas do domingo.

 

O tempo ficou muito instável por causa da frente fria que chegou forte ao litoral baiano e injetou grande quantidade de ar úmido por todo o interior da Bahia.

Nesta segunda-feira, 22 de outubro, esta frente fria continua próxima ao litoral norte da Bahia e mantém algumas áreas de instabilidade pelo interior da Bahia, mas que já não serão tão fortes e abrangentes como foi no fim de semana.

 

Salvador em atenção para chuva forte

Todo o litoral da Bahia permanece com tempo muito instável nesta segunda-feira. Chove várias vezes e há risco de chuva moderada a forte em Salvador e no litoral norte da Bahia. Nas demais áreas do litoral, a chuva ainda é frequente e moderada.

 

Chuva diminui no interior

As condições para chuva nesta segunda-feira diminuem pelo interior da Bahia. Apesar da nebulosidade que ainda será observada, as pancadas de chuva são mais prováveis pelo oeste do estado. A região de Barreiras estava chuvosa na noite do domingo e acumulou 15 mm entre 15h e 20h.

 

Mar agitado

Com a passagem da frente fria pelo litoral da Bahia, o vento marítimo ganhou força e o mar ficou muito agitado. A Marinha emitiu um alerta de ressaca para o litoral baiano para o domingo, mas nesta segunda-feira a altura das ondas já diminui. Mesmo assim, os navegantes devem ficar atentos com o mar ainda alto, raios no mar e ventos moderados a fortes.

 

Ar seco ganha força sobre o Nordeste

A frente fria que chegou ao litoral da Bahia no fim de semana perde força a partir desta terça-feira. O ar seco volta a predominar sobre o Nordeste e a semana será marcada novamente por sol forte, calor e baixa umidade do ar em quase toda a Região. Veja como fica a previsão para a semana.

 

 

 

Foto de Jamile Cesar, Salvador (BA)

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%