RJ em alerta para mais chuva

08/11/2018 às 12:11
por Angela Ruiz

Oferecimento
Chuva acumulada em 24h representou a média normal para todo o mês de novembro

Conforme previsto pelos meteorologistas, choveu forte no Rio de Janeiro durante a madrugada. A passagem de uma frente fria intensificou muito as áreas de instabilidade sobre a cidade, áreas de serra e outras localidades do estado entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. Em 24 horas, choveu o previsto para todo o mês de novembro na capital fluminense. Veja abaixo alguns volumes de chuva acumulados:

 

tabela_chuva_RJ

 

A cidade de Macaé registrou o maior volume de chuva com 160,8 milímetros. Houve queda de ponte e alagamentos e a prefeitura decretou estado de calamidade. Na Rio Santos, também houve queda de barreiras.

 

Durante todo o dia de hoje a situação é de alto risco porque podem ocorrer outras quedas de barreiras em locais diferentes dos que já ocorreram. O solo encharcou e chuva continua menos intensa, mas não para. A chuva não deve ser volumosa como foi ontem e na madrugada de hoje. Porém, qualquer chuva agora pode induzir novos deslizamentos, alertam os meteorologistas da Climatempo.

 

Na sexta-feira, as áreas de instabilidade continuam ativas em todo o estado. No Grande Rio, a chuva até diminui e há expectativa de alguns períodos de sol, mas a chuva ainda cai moderada em alguns momentos do dia. A situação é de atenção porque o solo já está muito encharcado. Então qualquer chuva que caia pode contribuir pra a ocorrência de deslizamentos. A temperatura tem uma ligeira elevação.

 

Foto de Valério Martins Moraes, Rio de Janeiro (RJ)

 

Ressaca

Nesta sexta-feira, há risco de ressaca nas praias fluminenses. Ventos moderados a fortes sobre o mar colaboram para a agitação marítima e a elevação das ondas que podem alcançar picos de até 3 metros em algumas praias da costa do Rio de Janeiro.  

Fim de semana

No fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem no Rio de Janeiro e a nebulosidade diminui. O sol aparece forte e a temperatura sobe rápido. No domingo, especialmente faz bastante calor.  

 

Leia também: Mais de 100mm de chuva no litoral do Rio de Janeiro

Acompanhe outras notícias e a cobertura da chuva em outras localidades do Brasil aqui

 

 


CIDADES RELACIONADAS

Santos - SP

18°
min

23°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

23°
max

12mm / 90%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06