Mais de 100 mm em 12h no litoral de SP e do RJ

08/11/2018 às 03:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Região de Sudeste ainda tem muita chuva nesta quinta-feira. A situação é de alerta para várias regiões de todos os estados.

A passagem de uma frente fria intensificou as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste do Brasil e a chuva caiu muito volumosa a partir da tarde da quarta-feira, 7 de novembro, em diversos locais do litoral de São Paulo e sobre estado do Rio De Janeiro.  A combinação do relevo local com a forte injeção de ar úmido vindo do mar gerou condições para chuva moderada a forte e prolongada, o que resultou em grandes acumulados em poucas horas.

 

Em um período de 12 horas, entre aproximadamente 14 horas do dia 7 até 2 horas da madrugada de 8 de novembro, quinta-feira, choveu mais de 100 mm em Santos, em Bertioga, Guarujá, Caraguatatuba, todas no litoral de São Paulo, na região de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, e em Macaé, no litoral norte fluminense. Mas em muitos outros locais do litoral paulista e do estado do Rio, incluindo áreas do Grande Rio, choveu de 70 a quase 100 mm em 12 horas, que também são volumes de chuva muito elevados.  

 

Volumes de chuva registrados pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

Cidade local chuva 12h (mm)
Caraguatatuba (SP) Tabatinga 142,4
Angra dos Reis (RJ) Vila do Abraão 121,7
Santos (SP) Caruara 115,8
Guarujá (SP) Perequê 115,1
Angra dos Reis (RJ) Mambucaba 114,5
Bertioga (SP) Jardim Lido 111,9
Angra dos Reis (RJ) Praia de Bananal 111,4
Angra dos Reis (RJ) Praia de Garatucaia 111,0
Macaé (RJ) Glicério 110,0
Caraguatatuba (SP) Tabatinga2 107,5
Angra dos Reis (RJ) Portogalo 106,7
Caraguatatuba (SP) Rio do Ouro2

105,9

Mangaratiba (RJ) Praia do Saco

94,5

Ubatuba (SP) Maranduba

86,9

Cubatão (SP) Cota 200

85,7

Paraty (RJ) BR 101 - km 588

85,2

 

Quinta-feira muito instável

O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em praticamente toda a Região Sudeste. As áreas de instabilidade se intensificam e a chuva cai volumosa em várias regiões de todos os estados. Só não há expectativa de chuva para a divisa de São Paulo com o Paraná. Pode chover e ventar forte nos quatro estados.  

Nas capitais, a chuva deve ser persistente e com até moderada intensidade em São Paulo. Faz frio e venta moderado no decorrer do dia.

Chove em grande parte do dia e venta moderado a forte no Rio de Janeiro. A temperatura fica amena.

Belo Horizonte e Vitória podem ter alguns períodos com sol, mas sempre entre muitas nuvens, e tem risco chuva e ventos fortes principalmente à tarde e à noite.

 

Permanece a situação de alerta para chuva volumosa, com potencial para alagamentos e enchente em áreas do norte de São Paulo, do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba e Mantiqueira, no estado de São Paulo, litoral paulista (principalmente Baixada Santista e Litoral Norte) e em todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio.

 

Tendência para os próximos dias

As áreas de instabilidade sobre o Sudeste persistem na sexta-feira e ainda podem provocar chuva chuva forte e volumosa principalmente sobre  Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo.

No fim de semana, estas áreas de instabilidade enfraquecem, o que vai permitir uma diminuição da nebulosidade e períodos com sol, mas as pancadas de chuva ainda vão ocorrer à tarde e à noite e algumas podem ser fortes. A temperatura sobe no sábado em todos os estados.

Veja como fica o tempo no Sudeste nos próximos dias.

 

 

Foto de Iara Camargo, Santos (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%