Muita chuva sobre a Região Norte do Brasil

20/11/2018 às 19:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Cidade do Acre registra quase 150 mm em menos de 10 horas . Condições para chuva forte persistem nos próximos dias.

Acre e o sul do Amazonas registraram os maiores acumulados de chuva no Brasil na terça-feira, 20 de novembro. No Acre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 147,4 mm de chuva acumulados entre 6 horas e 15 horas (horário de Brasília) em Porto Walter. Em Marechal Thaumaturgo choveu 55,4 mm entre 11 horas e 15 horas (horário de Brasília), mas o acumulado de 24 horas, entre 15 horas de 19 de novembro e 15 horas de 20 de novembro,  foi de quase 83,0 mm. No sul do Amazonas, o INMET registrou 115,2 mm em Eirunepé, entre 10 horas do dia 19 e 10h do dia 20 de novembro.



A circulação de ventos sobre o Brasil passou a intensificação de áreas de instabilidade entre o Amazonas, Acre e Rondônia. No decorrer da tarde, outras áreas de instabilidade também se formaram sobre o centro-norte do Amazonas provocando fortes pancadas de chuva e que avançam em direção ao Acre levando mais temporais para o estado para a noite da terça-feira.

Veja como fica a previsão para o Norte do Brasil.

 

 

 

 

Semana instável

A grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre a Região Norte, e a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, vai continuar permitindo a formação de aglomerados de nuvens nuvens carregadas sobre os estados do Norte do Brasil. Mas nesta quarta-feira, 21, e na quinta-feira, 22 de novembro, a maior concentração de áreas de chuva deve ocorrer sobre o Acre, Rondônia, Amazonas e sul do Pará.

 

Mais chuva para o Tocantins

As condições para pancadas de chuva aumentam sobre o Tocantins a partir desta quarta-feira. A previsão é que volte e chover à tarde e à noite em diversas regiões do estado. A instabilidade tende aumentar sobre o Tocantins a partir da sexta-feira e vários locais do estado poderão ter chuva forte, inclusive a capital, Palmas.

 

Chuva de novembro acima da média em Palmas

Palmas é das poucas capitais do país que superam a média de chuva normal para novembro antes de terminar o mês.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 20 dias choveu 332,0 mm, 36% acima da média normal para o mês que é de 244 mm.

 

 

Foto de Eduardo Silva Reis, Palmas (TO)

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

10mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%