Chuva forte não dá trégua ao Norte do Brasil

07/12/2018 às 17:03
por Maria Clara Machado

Atualizado 07/12/2018 às 17:06

Oferecimento
Volume de chuva em Palmas (TO) e em Macapá (AP) já passa da metade da média de dezembro só nesta primeira semana do mês.

A Região Norte do Brasil pode se preparar para mais um fim de semana de tempo bastante instável e fortes pancadas de chuva. O predomínio do ar quente e úmido e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa norte do país, estimulam a formação de mais nuvens carregadas e há alerta para novos temporais. 

 

"A chuva pode vir pesada principalmente no sul do Pará e no Tocantins", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

As pancadas de chuva serão frequentes sobre o Acre, o Amazonas, o Pará e o Tocantins, com risco de temporais e grandes acumulados de chuva. O céu vai ficar carregado de nebulosidade nessas áreas. 

 

No extremo norte da Região e em Rondônia, a expectativa é de maiores períodos com sol, mas também há previsão de pancadas de chuva com raios, moderadas à fortes. 

 

Foto: Eduardo Silva Ries. Palmas/TO.

 

Palmas (TO) e Macapá (AP) com muita chuva 

A semana já foi marcada por muita chuva na Região Norte. Só nesta primeira semana de dezembro, Palmas (TO) recebeu aproximadamente 176 mm de chuva, o equivalente a 67% da média mensal, que é de 264 mm, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Macapá (AP) é outra capital de destaque. Em sete dias choveu 108 mm, ou cerca de 70% da média histórica de dezembro, que é de 153 mm de chuva. 

 

Porto Velho (RO) também teve uma semana muita instabilidade e o acumulado de chuva se aproximou de 145 mm, o equivalente a 44% da média do mês, que é de 332 mm. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

20mm / 80%