1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva forte não dá trégua ao Norte do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte não dá trégua ao Norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Eduardo Silva Ries. Palmas/TO.

2 min de leitura

Oferecido por

A Região Norte do Brasil pode se preparar para mais um fim de semana de tempo bastante instável e fortes pancadas de chuva. O predomínio do ar quente e úmido e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa norte do país, estimulam a formação de mais nuvens carregadas e há alerta para novos temporais. 

 

"A chuva pode vir pesada principalmente no sul do Pará e no Tocantins", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

As pancadas de chuva serão frequentes sobre o Acre, o Amazonas, o Pará e o Tocantins, com risco de temporais e grandes acumulados de chuva. O céu vai ficar carregado de nebulosidade nessas áreas. 

 

No extremo norte da Região e em Rondônia, a expectativa é de maiores períodos com sol, mas também há previsão de pancadas de chuva com raios, moderadas à fortes. 

 

Foto: Eduardo Silva Ries. Palmas/TO.

 

Palmas (TO) e Macapá (AP) com muita chuva 

A semana já foi marcada por muita chuva na Região Norte. Só nesta primeira semana de dezembro, Palmas (TO) recebeu aproximadamente 176 mm de chuva, o equivalente a 67% da média mensal, que é de 264 mm, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Macapá (AP) é outra capital de destaque. Em sete dias choveu 108 mm, ou cerca de 70% da média histórica de dezembro, que é de 153 mm de chuva. 

 

Porto Velho (RO) também teve uma semana muita instabilidade e o acumulado de chuva se aproximou de 145 mm, o equivalente a 44% da média do mês, que é de 332 mm. 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias