Muita chuva no Norte do Brasil

13/12/2018 às 09:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temporais ocorrem em vários estados. Ar seca no fim de semana sobre o Tocantins.

A grande disponibilidade de ar úmido e quente que existe sobre a Região Norte do Brasil forma nuvens bastante carregadas que provocam chuva forte e volumosa em vários locais. Esta quinta-feira, 13, amanheceu com chuva volumosa em áreas de Rondônia, Amazonas e do Pará.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 55,0 mm em 3 horas em Parintins, no Amazonas, sendo que 32,0 mm ocorreram em apenas 1 hora. Em Vilhena choveu 36,4 mm em 2 horas, mas 34,4 mm caíram em uma forte pancada na madrugada desta quinta-feira. Em Santarém, no Pará, choveu 29,4 mm em 2 horas no começo da manhã.

 

Tempo instável

No decorrer desta quinta-feira, 13, nuvens carregadas crescem em muitas áreas de todos os estados da Região Norte. Durante a tarde e a noite, muitas pancadas de chuva devem ser observadas e há risco de temporais. Porém, a maior quantidade de pancadas, ou a chuva mais frequente, deve ocorrer em áreas do Amazonas, Rondônia e Acre.

 

A presença da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - mantém a chuva mais frequente também no norte do Pará e sobre o Amapá.

 

Sobre o Tocantins, a tendência é de diminuição da instabilidade. Assim, este estado terá poucas pancadas de chuva.



 

PA_NovaIpixuna_GuilhermeOliveira_30112018_tardenub

Foto de Guilherme Oliveira, Nova Ipixuna (PA)

 

Sexta-feira com temporais

A sexta-feira é com alerta para temporais sobre o Amapá, Pará e Amazonas. Nestes estados, as pancadas de chuva serão mais frequentes e volumosas.

No Tocantins, o ar seca um pouco mais e as condições para chuva diminuem. o sol fica forte no estado e a chance de chuva é baixa para Palmas e para o centro-leste e sul do estado.

 

Acre, Rondônia e Roraima têm uma sexta-feira abafada, com sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

No fim de semana, o tempo seco e o calor intenso devem predominar sobre o Tocantins. Roraima também terá muito sol e pouca chuva. Nos demais estados, o sol também vai aparecer por várias horas, mas as pancadas de chuva continuam e podem ser fortes. Veja como fica a previsão para a Região Norte.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

5mm / 90%