Oferecido por
Um aglomerado de nuvens muito carregadas se formou sobre a região do Vale do Paraíba, no sul do estado do Rio De Janeiro e provocou chuva volumosa, muitos raios e vento forte em alguns locais. A chuva intensa ocorreu bastante concentrada e teve grande impacto sobre a cidade histórica de Porto Real, onde o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 81,8 mm de chuva em apenas 1 hora, entre 18h30 e 19h30. Houve também grande quantidade de raios. A rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas atmosféricas registrou 615 raios sobre Porto Real entre 18 horas e 19 horas. Deste total, 404 ocorreram apenas entre as nuvens e 211 raios chegaram ao solo.
Este volume de chuva já seria considerado muito elevado para um período de 24 horas, mas chover tudo isto em 1 hora é muito pouco comum. A média de chuva normal para a região de Porto Real em dezembro varia de 250 mm a 300 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia.
O aglomerado de nuvens muito carregadas passou também sobre a região de Barra Mansa, Resende e de Volta Redonda, mas a chuva acumulada variou de 2 mm a 8 mm nestes locais. Em Resende, o INMET registrou uma rajada de vento com 60 km/h entre 17 horas e 18 horas.
Foto de Elias de Oliveira Soares, Volta Redonda (RJ)
A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 entre 15 horas e 19 horas (horário de Brasília) mostra o rápido desenvolvimento deste aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus.
Esta área de instabilidade se dissipou e não chegou ao Grande Rio.
Estas nuvens se formaram por causa do intenso calor e da umidade no ar relativamente alta. O INMET registrou 35,7°C em Resende, 34,4°C em Paraty, 37,0°C em Cambuci, 36,6°C na cidade do Rio de Janeiro, 36,7°C em Três Rios e em Duque de Caxias.
Temporais podem se repetir nos próximos dias em várias regiões do estado do Rio de Janeiro.