Oferecido por
A primavera vai terminando com muitas áreas de instabilidade sobre a Região Norte. A sexta-feira (21) será marcada por mais pancadas de chuva e temporais. Além do ar quente e úmido que predomina, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua transportado umidade do mar para a Região e nuvens carregadas se formam. Porém, no Tocantins a tendência é de ar mais seco.
Nesta sexta-feira, o tempo fica mais instável, com o céu carregado de nuvens e chuva a qualquer momento do dia no Amazonas, no Acre, em Rondônia, no litoral do Pará e do Amapá. Ocorrem poucas aberturas de sol nessas áreas e os meteorologistas alertam para temporais.
Municípios do Amazonas, do Acre e do Pará ficaram entre os que mais receberam chuva entre quarta-feira (19) e esta quinta-feira (20).
Roraima, e as demais áreas do Pará podem esperar por mais sol, mas com o forte abafamento também ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de chuva moderada à forte.
A umidade tende a diminuir no Tocantins, reduzindo a chance de chuva nesta sexta. Palmas (TO) fica ensolarada e é a única capital da Região Norte que fica com o tempo seco.
Foto: Carmen Nunes. Belém/PA
Dezembro está chuvoso
A chuva da primeira quinzena de dezembro foi frequente e forte sobre o Amapá e o norte do Pará com a atuação da Zona de Convergência Intertropical. Por isso, as capitais Belém (PA) e Macapá (AP), já acumularam mais chuva do que a média normal para este mês.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva está cerca de 72% acima da média normal para o mês e Belém acumula 16% acima da média mensal.
O verão começa nesta sexta-feira às 20h23 pelo horário de Brasília e o início da estação ainda promete muita instabilidade e chuva forte e volumosa para a Região Norte.