ZCIT volta influenciar o leste do Amapá e Belém

03/01/2019 às 16:41
por Redação

Oferecimento
Saiba onde há risco de temporal até o fim de semana

Quase toda a Região Norte do Brasil está sob influência do ar quente e úmido, que continua formando nuvens carregadas e provocam pancadas de chuva com raios.

 

Veja como fica o tempo para os próximos dias

 

Nesta sexta-feira (04), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se aproxima do litoral do Amapá e a região de Belém (PA) e deixa o tempo mais instável com muita nebulosidade, intercalando alguns períodos de sol. Há risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.

 

No sul do Amazonas, Acre e Rondônia o predomínio é de muita nebulosidade, com períodos de sol e  chuva a qualquer hora. Há risco de temporais isolados.

 

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, o sol aparece forte, faz calor e por causa da grande disponibilidade de umidade as nuvens se formam e provocam pancadas de chuva a partir da tarde e a noite com raios.

 

Foto de Roberto Meira - Belém, PA

 

Tendência para o fim de semana

 

As condições para temporais continuam na Região Norte do país. durante o primeiro fim de semana de 2019. Mesmo com a presença do sol, o risco para chuva forte é alto em Palmas (TO) e Conceição do Araguaia, especialmente durante o sábado.

 

Áreas de instabilidade deixam o tempo instável no Acre, norte de Rondônia e no sul do Amazonas. Nestas localidades, chove a qualquer hora do dia e por vezes a precipitação pode ser forte e mais frequente. A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ainda atua na faixa leste do Amapá e em Belém (PA) onde o tempo também fica instável com muitas nuvens no céu e breves período de sol com chuva a qualquer hora. 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

33°
max

20mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%