Sudeste continua com risco de chuva forte

18/02/2019 às 10:56
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Atuação de um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera está concentrando muita umidade sobre a Região

A semana ainda começou bastante instável na Região Sudeste, sob a atuação de um cavado meteorológico, em médios níveis da atmosfera, que está ajudando a concentrar a umidade. Ventos que vêm do Norte e do Nordeste também estão transportando mais umidade para o Sudeste. São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo estão com risco de chuva forte e volumosa. 

 

Chuva a qualquer hora em MG

O estado de Minas Gerais que teve um domingo (17) de bastante chuva, segue com previsão de mais chuva nesta segunda-feira (18). Os períodos de sol ocorrem junto de muita nebulosidade e a chuva pode voltar a qualquer momento, podendo ser forte e volumosa. Hoje, é alto o risco de chuva forte para o Vale do Rio Doce. A Grande Belo Horizonte e a região de Brumadinho podem esperar por mais chuva, assim como todas as áreas mineiras. A estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 39,4 mm de chuva em Belo Horizonte, entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda-feira.   

 

Foto: Silvania Aparecida Borba. João Monlevade.

 

SP, RJ e ES com risco de chuva forte 

Os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e o leste do estado de São Paulo, deverão ter pancadas de chuva com raios durante à tarde e a noite. Também há risco de chuva forte e volumosa. O Rio de Janeiro, voltou a sofrer com chuva forte e alagamentos ontem. O INMET registrou 43,4 mm de chuva na estação automática da Vila Militar.  

 

São Paulo, que registrou um volume muito elevado de chuva e diversas ocorrências no sábado (16), também pode voltar a ter chuva forte nesta tarde e a noite. A chuva pode acontecer em várias áreas da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral, com acumulados elevados, porém inferiores ao fim de semana. O risco de novos alagamentos e deslizamentos de terra permanece, pois o solo está muito encharcado.   

 

 

Veja também: 

São Paulo tem mais pancadas de chuva nesta segunda-feira 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

10°
min

21°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

12°
min

26°
max

0mm / 0%